V&M do Brasil anuncia investimentos na UFRJ
Planeta COPPE / Notícias
Data: 06/10/2011
A Vallourec e Mannesmann Tubes (V&M do Brasil) anuncia oficialmente nesta sexta-feira, 7 de outubro, o investimento de US$ 3 milhões no centro que vai implantar no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. O comunicado será feito durante cerimônia que será realizada, às 14 horas, no salão Nobre da Reitoria.
Segundo Marcelo Ferreira, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da V & M do Brasil, a presença da empresa no Parque Tecnológico será uma ótima oportunidade de cooperação científico-tecnológica junto à universidade. “Vamos estreitar e dinamizar nossa interação com a comunidade científica nacional. Além disso, participaremos efetivamente do desenvolvimento tecnológico do País frente aos desafios do pré-sal e, principalmente, contribuiremos para a formação de recursos humanos”, diz.
Marcelo Ferreira também destacou que o acordo prevê uma parceria com a Coppe/UFRJ, que propiciará projetos e interação com pesquisadores e alunos de pós-graduação da instituição. “O acordo que será assinado prevê bolsas de mestrado e doutorado em temas específicos, bem como apoio às equipes envolvidas na participação em eventos nacionais e internacionais e publicações técnicas e científicas diversas”, explica.
Segundo o professor Segen Estefen, diretor de tecnologia e inovação da Coppe, a V&M já é parceira da Coppe. “Com esse acordo, essa cooperação será ampliada por meio de pesquisas e projetos com vários laboratórios da instituição”, ressalta.
As pesquisas com a Coppe terão como foco principal tecnologias voltadas para a exploração do pré-sal e em projetos destinados ao desenvolvimento de tubos e produtos tubulares com fins estruturais, automobilísticos, de transportes e robótica.
Ferreira acrescenta que, no espaço, também serão realizadas outras atividades, como capacitação profissional e treinamentos, por meio da interação com grupos de pesquisa da Coppe e de outras unidades da UFRJ, visando à inserção dos estudantes de pós-graduação no desenvolvimento de projetos de interesse mútuo.
A companhia vai ocupar o espaço onde estão localizados vários laboratórios da Coppe voltados para pesquisas na área de óleo e gás, entre eles o LabOceano, que possui o tanque de testes mais profundo do mundo.