Vencedor da Olimpíada de Neurociências visita a Coppe

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 04/08/2023

O vencedor da Olimpíada Brasileira de Neurociências, Luan Pereira, e o professor Richard Stephan

A Coppe/UFRJ recebeu nesta quinta-feira, 3 de agosto, o campeão da Olimpíada Brasileira de Neurociências, Luan Pereira, e o coordenador da OBN, professor Alfred Sholl-Franco, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Luan, professor Alfred e demais membros da equipe da OBN conheceram o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e foram apresentados ao MagLev-Cobra pelo coordenador do projeto, professor Richard Stephan.

Segundo o professor Alfred Scholl-Franco, a Olimpíada Internacional de Neurociências seria realizada em Washington (EUA), mas a organização optou por realizá-la remotamente. “O nosso campeão é do interior de Santa Catarina e, para viabilizar a operação remota, sem erros, o trouxemos para o Rio e está realizando as provas aqui. As neurociências têm visões múltiplas e essa diversidade é muito importante, por isso o levamos para visitas culturais, como o Museu do Amanhã, e à UFRJ, mostrando a diversidade de projetos. Depois o levaremos para conhecer o Centro de Pesquisas em Medicina de Precisão (CPMP), do IBCCF”.

Luan participou das provas na segunda e na terça-feira, com a quarta-feira sendo dedicada a uma apresentação dos competidores. Nesta sexta-feira, dia 4, o desafio se encerra com as live questions, perguntas ao vivo para serem respondidas em trinta segundos. O aluno do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) disse ter gostado bastante do que viu na Coppe. “É muito legal, muito diferente da cidade de onde venho. A UFRJ é maior que Xanxerê.  Tem um núcleo tecnológico enorme, e o campus é bem bonito, tem muita natureza”, elogiou o campeão da OBN, que planeja cursar Engenharia Física, justamente para se especializar em supercondutores.

Além de apresentar o veículo de levitação magnética desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup), professor Richard antecipou que o MagLev-Cobra voltará a trafegar pela via elevada que liga o Centro de Tecnologia (CT) ao CT 2. A expectativa é que em setembro chegue o novo veículo, fabricado pela Aerom, e que em dezembro já esteja em testes para que em 2024, o MagLev esteja novamente em operação, dessa vez de maneira automatizada.

De acordo com o professor do Programa de Engenharia Elétrica (PEE), a retomada do projeto foi viabilizada graças ao apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Acompanharam a visita, além de Luan e do professor Alfred, os alunos de doutorado do IBCCF, João Vitor Galo Esteves e Aliny Carvalho Dematté, e as alunas de graduação da UFRJ, Fayla de Souza Silva, Danielle Carvalho Gonçalves, e Angélica Campos dos Santos.

• Baixo Carbono
  • Levitação Magnética