Instituições tiveram importante papel na trajetória da Coppe
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 05/12/2008
As grandes instituições brasileiras com as quais a Coppe vem estabelecendo importantes parceiras também foram homenageadas na comemoração dos 45 anos da instituição. A Fundação Banco do Brasil, parceira da Coppe há quase dez anos, foi a primeira a receber a homenagem das mãos do Magnífico Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, através do seu gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável da Superintendência do Banco do Brasil, Alberto Stassen.
Vinculada à Secretaria de estado de Ciência e Tecnologia, a Faperj foi a próxima homenageada, com a entrega do troféu ao seu diretor-presidente, Ruy Garcia Marques, por Aquilino Senra, vice-diretor da Coppe. Um dos mais recentes projetos da Coppe apoiados pela Faperj é o protótipo do Maglev-Cobra, primeiro trem de levitação magnética do Brasil, que vai circular experimentalmente na ilha do Fundão. Representando o Sebrae, Sergio Malta, diretor-superintendente da instituição, recebeu em seguida a homenagem da Coppe das mãos de Segen Estefen e ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições:
– A Coppe é um dos maiores, senão o maior, centro de conhecimento do Brasil e o Sebrae, para apoiar as pequenas empresas, a criação de renda e emprego e a disponibilização de soluções inovadoras para o desenvolvimento dos pequenos negócios se vale de todo esse capital humano e intelectual do Coppe. De nossas ações, a principal é certamente o Desafio Sebrae, hoje talvez seja um dos maiores certames de jovens em empresas virtuais do mundo. É uma parceira que muito orgulha o Sebrae, disse.
Vinculado ao Sistema Eletrobrás, o Cepel – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica esteve representado por seu diretor geral, Albert Cordeiro Gerber de Melo. Cepel e Coppe trabalham juntos numa variada gama de projetos para o setor elétrico, com destaque para as tecnologias voltadas para a conservação e uso eficiente de energia, planejamento da expansão do sistema elétrico brasileiro, e implementação de sistemas alternativos para o aproveitamento de geração eólica. O troféu foi entregue pelo professor Edson Watanabe.
Criado em 1993 por iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, o Coep é uma ampla rede nacional de mobilização para o combate à fome e às desigualdades sociais. Através do Coep, a Coppe participa de projetos de desenvolvimento humano e social em 46 municípios do Semi-Árido nordestino. André Spitz, presidente da entidade, recebeu a homenagem da Coppe das mãos de Luiz Pinguelli Rosa.
O centro de pesquisas da Petrobras – Cenpes foi o homenageado seguinte, em função de sua longa história de cooperação com a Coppe, iniciada na década de 70. Só nos últimos 15 anos, somam mais de 600 projetos conjuntos. O professor Segen Estefen foi quem entregou a Carlos Thadeu Fraga, gerente executivo do Cenpes, a homenagem. Em seguida, o Ministério Público Estadual foi homenageado com a entrega do troféu ao procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, feita pelo Diretor da Coppe Luiz Pinguelli Rosa.
Criado em 1952 para estimular o desenvolvimento econômico do país, coube ao BNDES dar o primeiro grande impulso financeiro para a existência da Coppe. Por isso, a instituição recebeu a sua merecida homenagem das mãos de Guilherme Horta Travassos, diretor de Planejamento e Administração da Coppe. O troféu foi recebido pelo diretor de Planejamento do BNDES, João Carlos Ferraz.
Finalizando as homenagens às instituições parceiras, Aquilino Senra, vice-diretor da Coppe, entregou o troféu ao presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes. No início da década de 70, quando passou a gerir os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Finep se tornou uma das principais fontes financiadoras da Coppe, viabilizando a montagem inicial da infra-estrutura de laboratórios e mantendo expressiva participação na sua expansão e modernização.