COPPE presta homenagem a empresas parceiras
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 05/12/2008
Nos últimos 20 anos, a Coppe já firmou inúmeros contratos com empresas para o desenvolvimento de projetos, contribuindo de forma decisiva para o seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, a importância da Coppe foi amplamente reconhecida por todas as empresas homenageadas durante a comemoração de 45 anos da instituição.
A primeira homenageada da noite foi a Companhia Siderurgia Nacional, criada em 1941, considerada um ícone do processo de industrialização do país. A empresa esteve representada na festa por seu gerente geral Otávio Augusto de Souza, que recebeu o troféu das mãos do professor Sérgio Neves, ex-diretor da Coppe.
Subsidiária do grupo britânico Wellstream International, a Wellstream do Brasil foi a segunda homenageada e seu presidente, Luis Antonio Gomes Araújo, recebeu o troféu do professor Luiz Bevilacqua, ex-diretor da Coppe. O Grupo Votorantim, que emprega 60 mil pessoas e atua em vários setores industriais, foi o homenageado seguinte. Das mãos do professor Paulo Roberto Ribeiro Pinto, o troféu foi recebido por Fred Fernandes, diretor de Logística Integrada da Votorantim Cimentos. A cooperação com a Coppe envolve projetos voltados para a otimização da produção de cimento.
Representada pelo diretor de Novos Negócios e Institucional Paulo Roberto Ribeiro Pinto, a Light S.A, recebeu a homenagem da COPPE, que desenvolve com a empresa diversos projetos. A homenagem foi entregue pelo ex-diretor da COPPE Sandoval Carneiro Junior. O Grupo Gerdau, 13º maior produtor de aço do mundo, foi homenageado em seguida. Esteve presente à cerimônia o diretor executivo do grupo, Nestor Mundstock, que recebeu o troféu de Sérgio Neves.
A Repsol YPF, empresa de petróleo e gás com atividades em mais de 30 países, foi homenageada logo após com a entrega do troféu a seu gerente de Meio Ambiente, Segurança e Qualidade Paulo Carvalho por Luiz Bevilacqua. A parceria com a COPPE envolve investimentos em instalações voltadas para modelagem de impactos e eco-gerenciamento de reservatórios de petróleo.
A Eletronorte, que gera e transmite energia para 15 milhões de habitantes em nove estados da Amazônia Legal e opera cinco centrais hidrelétricas, foi a próxima homenageada. O professor Sandoval Carneiro Junior foi quem entregou o troféu ao diretor Econômico Financeiro da empresa, Antonio Maria Amorim Barra. Em seguida, a Oxiteno, do Grupo Ultra, representada pelo diretor superintendente João Benjamim Parolin, recebeu a homenagem das mãos de Angela Uller, Angela Uller, ex-diretora da Coppe e pró-reitora de Pós-Graduação da e Pesquisa da UFRJ. A cooperação da empresa com a Coppe inclui projetos em áreas de ponta, como a aplicação de nanotecnologia em reator para produção de eteno a partir de gás natural e biogás.
Em seguida, foi a vez de homenagear a Ampla, cuja cooperação com a Coppe resultou no desenvolvimento do robô Luma. Criado para inspecionar instalações subaquáticas da empresa. Luma foi cedido para colaborar com a missão responsável pelo mapeamento da biodiversidade da Região Polar sul, tendo sido o primeiro robô brasileiro a mergulhar nas águas da Antártica. O troféu foi recebido pelo engenheiro João Carlos Cury das mãos de Fernando Peregrino, superintendente da Fundação Coopetec. A Eletronuclear, responsável pela operação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, recebeu o troféu em seguida, de Aquilino Senra, vice-diretor da Coppe. A homenagem foi recebida por Luiz Soares, diretor-presidente interino da empresa.
Com 95 anos de atuação no Brasil, a Shell tem, entre os projetos em cooperação com a Coppe, estudos para embarcações utilizadas em operações offshore e análises da composição do gás natural extraído da bacia de Campos. George Oliva, gerente de Tecnologia da Shell Brasil, recebeu o troféu das mãos de Segen Stefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe.
Empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, a Hemobrás é parceira da Coppe num projeto ambicioso: inserir o Brasil no pequeno grupo de países que produzem medicamentos e vacinas por engenharia genética a partir de células animais. Por isso, a empresa foi homenageada na festa dos 45 anos da COPPE. A entrega do troféu foi feita pela professora Angela Uller ao presidente da empresa, João Paulo Baccara.
Em seguida, a Eletrobrás, maior empresa de energia elétrica da América Latina, recebeu a homenagem. Diretamente ou através de seu centro de pesquisas, o Cepel, e de suas subsidiárias, a Eletrobrás mantém uma intensa cooperação com a Coppe. O troféu foi entregue ao presidente da empresa, José Antonio Muniz Lopes, pelo diretor da Coppe, Luiz Pinguelli. Furnas foi a próxima empresa a receber a homenagem. Há quase 40 anos, a empresa encomendou um projeto que se tornou o primeiro contrato da história da Coppetec, dando início a uma duradoura cooperação com a Coppe. O diretor de Operação do Sistema e Comercialização de Energia Fabio Machado Resende recebeu o troféu das mãos de Segen Estefen.
Para receber a homenagem da Petrobras, das mãos de Luiz Pinguelli, subiu ao palco o gerente executivo do Cenpes Carlos Thadeu Fraga. A cooperação pioneira entre empresa e universidade soma hoje mais de 2 mil projetos conjuntos, que fazem dessa parceria uma referência de caso de sucesso no Brasil.
– No caso específico da Petrobras, diversos desafios tecnológicos foram equacionados graças à competência da comunidade cientifica nacional e em todos eles, sem exceção, houve uma participação intensa da Coppe. Outro ponto fundamental para a Petrobras e outras empresas brasileiras que têm grande demanda tecnológica é o papel da Coppe na formação de recursos humanos. No Cenpes, por exemplo, a imensa maioria dos mestres e doutores obtiveram sua titulação na Coppe, afirmou Thadeu.