Desafio Sebrae 2007
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 18/04/2007
Pelo oitavo ano, a Incubadora de Empresas da COPPE vai coordenar todas as etapas do maior jogo de negócios, voltado para estudantes do País: o Desafio Sebrae. A expectativa é de que 70 mil alunos participem este ano, 20 mil a mais do que em 2.006. A edição do Desafio 2007, que começa em maio, está com as inscrições abertas até o dia 27 de abril e traz como novidade o início do jogo ainda no primeiro semestre, ao contrario dos anos anteriores. Com isso, as equipes vão ganhar mais tempo para as tomadas de decisão. A outra modificação é que, durante as férias de julho, o Sebrae vai disponibilizar três cursos via internet para os alunos: “Iniciando um Pequeno Grande Negócio”, “Como Vender Mais e Melhor”, e “Análise de Formação de Preço”.
A primeira edição do Desafio Sebrae, realizada em 2.000, contou com 800 alunos, divididos em 200 equipes. Eles representaram 67 cidades de 20 Estados do País. O jogo foi realizado em etapas classificatória e semifinal, nas quais os participantes, em suas respectivas cidades, competiam via internet, com uma etapa final realizada em Brasília. De lá pra cá, o Desafio cresceu mais de 6.000%, e os 50 mil alunos que participaram no ano passado já representavam todos os estados do Brasil.
O crescimento desse interesse pelos jogos de negócio por parte de público tão jovem deve-se, na opinião da gerente da Incubadora da COPPE, Regina Faria, ao perfil do profissional requerido no mercado de trabalho nos dias de hoje. “O mercado busca jovens empreendedores. Esse comportamento é esperado dentro das grandes empresas. Além disso, incapacidade do mercado em absorver a mão-de-obra disponível, vem levando muitos a optarem por abrir seu próprio negócio”, explica a gerente.
Para a versão deste ano, os participantes serão desafiados a criar e administrar uma empresa virtual de cosméticos. A plataforma tecnológica, a metodologia e todo o material de apoio foram desenvolvidos pela equipe da Incubadora, que desde 2.000 criou a primeira matriz do jogo. De lá para cá, em função do número crescente de participantes em todos os estados, a metodologia teve que ser revista e a base de dados e interface ampliada.
Há cinco anos, a Incubadora da COPPE, junto ao Sebrae, tem levado a experiência e a expertise do jogo de negócios para outros países da América Latina. Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai já dispõem de suas edições do Desafio Sebrae e, uma vez por ano, há uma disputa internacional que envolve a equipe vencedora de cada pais. O Desafio Sebrae está em fase de implantação ainda nos seguintes países: Chile, Bolívia e Venezuela.
O jogo
O Desafio Sebrae é um jogo de empresas voltado para universitários de todo Brasil. Podem se inscrever alunos de todas as áreas do conhecimento, pois o espírito empreendedor não se restringe a uma ou outra profissão. O objetivo é incentivar os jovens estudantes a encontrar no empreendedorismo um outro caminho profissional que não seja o do emprego formal.
Dividido em cinco fases, o Desafio tem de início três etapas virtuais, nas quais cerca de 70 mil competidores jogam via internet, sendo levados a uma série de tomadas de decisões nas áreas de preço, produção, marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, entre outras. As equipes que tiverem os melhores desempenhos avançam no Desfio e participam das outras duas fases, que são presenciais.
Na disputa, os jogadores reúnem-se em grupos com três a cinco componentes, e cada equipe fica responsável por gerenciar virtualmente uma empresa. As equipes são divididas em chaves, onde são simuladas situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia-a-dia. A competição segue o conceito do business game, o mesmo usado no treinamento de executivos. Cada tomada de decisão vale pontos. Quanto mais acertadas forem as decisões, mais chances de ganhar a disputa. Contam pontos decisões sobre mão-de-obra, custos, preços, matéria-prima e marketing.
Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor. Todas estas etapas são acompanhadas por uma equipe de 20 profissionais da Incubadora de Empresas da COPPE, que trabalham nove meses por ano desde o lançamento até a disputa final, em dezembro.