Projeto Biodiesel é apresentado no Palácio do Planalto
Planeta COPPE / Energia / Notícias
Data: 13/08/2004
A professora da COPPE, Suzana Kahn Ribeiro, apresentou, dia 16 de agosto, no Palácio do Planalto, algumas conclusões de um estudo sobre a viabilidade do uso do biodiesel em veículos. Encomendado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), esse trabalho servirá como base para a implementação da política de biodiesel do governo federal. A apresentação do trabalho contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A engenheira da COPPE representa as universidades e centros de pesquisa na comissão montada pelo governo para traçar a sua política.
O estudo sinaliza que, de imediato, pode ser introduzido 2% de biodiesel na composição do diesel mineral sem que seja necessário fazer qualquer adaptação nos veículos já em circulação. O estímulo do uso do biodiesel em veículos faz parte da política do atual governo que busca minimizar a dependência do diesel. Para se ter uma idéia, hoje 70% do diesel no Brasil é consumido para uso rodoviário. E o país ainda importa este produto – em média 15 % ao ano.
Além disso, a política segue a tendência mundial. Segundo Suza Kahn Ribeiro, a França já usa 5% de biodiesel em toda sua frota nacional e o mercado comum europeu já estabeleceu que, a partir de 2005, pelo menos 2% de biocombustível será introduzido em sua matriz de transporte.