BNDES destina R$ 180 milhões para Fundo Tecnológico
Planeta COPPE / Notícias
Data: 13/05/2005
O BNDES acaba de criar um fundo para estimular a produção de tecnologia nacional a ser aplicada por empresas brasileiras. Trata-se do Fundo Tecnológico (Funtec), que terá um aporte inicial de R$ 180 milhões. O objetivo é tornar o produto nacional mais eficiente e competitivo por meio de inovações tecnológicas.
Serão financiados projetos realizados por instituições tecnológicas, públicas ou privadas, e por empresas ou conjunto de empresas reunidas em arranjos produtivos instalados no Brasil, desde que esteja assegurada a utilização comercial dos resultados. A criação do Funtec é uma parceria entre o BNDES, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão ligado ao ministério.
Os recursos do BNDES serão concedidos sob a forma de apoio não reembolsável, participação acionária ou financiamento. O pedido de colaboração formulado por uma instituição tecnológica deverá conter manifestação de empresa brasileira que declare interesse na utilização comercial das inovações a serem desenvolvidas. Ao contratar a operação, o BNDES terá assegurado o direito de participar dos resultados financeiros do projeto, independentemente da modalidade de apoio.
A criação do Funtec partiu do diagnóstico de que o Brasil possui investimentos relevantes em ciência e tecnologia, mas faltam instrumentos para transformar esse conhecimento em inovação tecnológica aplicável nas empresas. Uma comparação interessante acontece ao se analisarem os números referentes ao Brasil e à Coréia do Sul. Os dois países ocupam respectivamente a décima segunda e a nona posições mundiais em termos de formação de mestres e doutores. Essa proximidade desaparece ao se verificar o número de patentes internacionais registradas no ano 2000, quando o Brasil teve 100 registros e a Coréia do Sul realizou 3.500.