Estudo da COPPE viabilizará a criação de política estadual de redução de emissão de usinas termelétricas
Planeta COPPE / Notícias
Data: 09/04/2002
A COPPE, a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Rio de Janeiro e a diretoria da usina termelétrica norte – fluminense assinaram um convênio, dia 9 de abril, para a implementação de um projeto de redução da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. O convênio será assinado, às 14 horas, no auditório da COPPE.
Pioneira no país, esta iniciativa, que faz parte do programa Rio Desenvolvimento Limpo, servirá de base para a implantação de uma política estadual destinada à redução de emissão de gases de feito estufa por usinas termelétricas através de medidas de compensação. O objetivo é propor alternativas a serem implementadas pelas usinas que possam compensar as emissões. Entre as alternativas, os pesquisadores da COPPE sugerem o reflorestamento de espécies nativas ou oleaginosas, incluindo atividades extrativistas que possam, inclusive, gerar novos empregos na região.
Como parte do convênio, a COPPE vai elaborar um estudo de compensações de emissão de gases para a usina termelétrica norte – fluminense. Na primeira fase, os pesquisadores vão calcular o tamanho da área que deverá ser reflorestada de forma a compensar o índice de emissão desta usina, avaliando os custo de implementação do projeto.