Professores da COPPE Tomam Posse na Academia Brasileira de Ciências

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Química / Notícias

Data: 15/06/2000

A Academia Brasileira de Ciências deu posse ontem, dia 14 de junho, aos novos membros titulares e estrangeiros. Entre os novos membros empossados na sessão solene estão os professores da COPPE Fernando Luiz Lobo Carneiro, do Programa de Engenharia Civil e Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química. A cerimônia foi realizada no auditório da FIRJAN.

Os foram eleitos em dezembro do ano passado. O comitê que elegeu os professores da COPPE para representar a área de ciências da engenharia analisou a indicação de cientistas renomados de vários estados. A partir de então serão cinco os professores da COPPE a integrar a Academia.

Novos Membros

Prof. Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química

Fotografias: Everaldo Rocha

Formado em engenharia química pela PUC/SP, em 1965, o Professor Schmal completou no ano seguinte seu mestrado na COPPE. Com o doutorado concluído na Universidade de Berlim, em 1970, retorna à COPPE como professor adjunto. Como docente do Programa de Engenharia Química desde 1988, Schmal orientou até hoje 65 teses de mestrado e 22 de doutorado, participando de 23 projetos contratados pela Fundação COPPETEC. Atualmente o professor é responsável pelo Laboratório de Reatores e Cinética e coordena o projeto PRONEX Superfície e Catálise.

Prof. Fernando Lobo Carneiro, do Programa de Engenharia Civil

Reconhecido mundialmente como criador do método brazilian test – adotado oficialmente pela American Society for Testing Materials, em 1966, e pela ISO, em 1980 -, que determina a resistência de concretos, o Prof. Lobo Carneiro, 85 anos, recebeu inúmeros prêmios no decorrer de sua trajetória acadêmica. Formado pela Escola Polythechnica do Brasil, atual Escola de Engenharia da UFRJ, o pesquisador foi fundador do Programa de Engenharia Civil da COPPE, e manteve-se na Coordenação deste Programa de 1968, data de sua fundação, até 1982. Lobo Carneiro participou intensamente da “Campanha do Petróleo”, de 1947 a 53, e foi um dos dirigentes do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional. Como Deputado Federal em exercício foi um dos responsáveis pela elaboração e aprovação da lei que criou a Petrobras.