COPPE Finaliza Projeto Para Revitalizar o Canal da Ilha do Fundão
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 08/02/1999
Pronto para ser implementado o projeto da COPPE para revitalização do Canal da Ilha do Fundão. O projeto vai mudar a paisagem da Ilha. Pelo menos é o que prometem os pesquisadores da COPPE envolvidos no projeto, fruto de um convênio com a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).
Ao que parece, em breve estaremos livre do visual estilo pântano e do mau cheiro característicos do local . Ao contornar a única via entre o aeroporto – e a zona sul, por onde passam 99% dos turistas que chegam ao Rio de Janeiro, o canal tem funcionado como verdadeiro anti-cartão postal da cidade.
A revitalização do Canal do Fundão faz parte do projeto de despoluição da Baía de Guanabara. Orçado em R$ 8 milhões, o projeto prevê a execução de dragagem e ampliação do canal em toda sua extensão, da Ilha do Fundão ao continente. Os pesquisadores da COPPE constataram que as principais causa do assoreamento do canal, por onde passam os rios Jacaré e Faria-Timbó, deve-se a obra mal planejada da ponte Oswaldo Cruz, e dos aterros feitos na antiga Favela da Maré, na década de 80, que impedem a livre circulação das águas dos rios. Desde então, o canal transformou-se num pântano, com águas estagnadas, verdadeiro depósito de lixo, que impede a circulação natural dos rios e, principalmente das marés, que renovam as águas da Baía de Guanabara. Além disso, em época de chuva, é mais um fator que colabora para o agravamento das enchentes. Segundo o coordenador do projeto, o Professor da COPPE, Paulo César Rosman, este trabalho pode ter grande reflexo no projeto de despoluição da baía.