Aliança para a Inovação: Coppe e State Grid debatem parcerias no setor elétrico
Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Institucional Coppe / Notícias
Data: 14/03/2025

A Coppe/UFRJ recebeu nesta quinta-feira, 13 de março, o vice-diretor, Cui Dawei, e uma comitiva da State Grid Brazil Holding. Com 24 linhas de transmissão cruzando 13 estados brasileiros, a holding faz parte do grupo State Grid Corporation of China (SGCC), uma das maiores empresas do mundo. No encontro, foram apresentadas as linhas de pesquisa, a expertise e a experiência acumulada de três laboratórios da Coppe: do Laboratório de Sistemas de Potência (Laspot) Laboratório de Eletrônica de Potência (Elepot) e do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (Lafae).
A reunião contou com a participação dos professores Glauco Taranto, Edson Watanabe, Robson Dias e Bráulio Oliveira, todos do Programa de Engenharia Elétrica.
Em novembro do ano passado, a State Grid e mais 14 instituições, incluindo a UFRJ (por meio da Coppe) formalizaram a criação da Aliança para Inovação e Compartilhamento Tecnológico no Setor Elétrico (EISA, na sigla em inglês para Electric Innovation and Sharing Alliance), iniciativa que reúne a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), universidades brasileiras e chinesas e empresas do setor elétrico.
O professor Glauco Taranto, coordenador do Laspot, destacou que “temos muita experiência com big data, técnicas modernas de inteligência computacional e simulação. Já fizemos dois projetos em parceria com a State Grid, em Battery Energy Systems Storage (BESS) e estudos sobre o impacto da geração de energia eólica e energia solar, em larga escala, no Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
Vice-diretor da State Grid Brazil, Cui Dawei, pontuou que Brasil e China têm muitas semelhanças e muitos desafios comuns. “Operamos sistemas muito grandes e também estamos integrando energias renováveis em larga escala aos nossos sistemas. É muito importante termos essa parceria e, se possível, também levar essa expertise para enfrentar os desafios que temos na China”, destacou.
- Eletrônica de Potência
- Energias Renováveis
- Setor Elétrico
- Sistema Interligado Nacional
- Sistemas de Potência