Aluno da Coppe é premiado em primeiro lugar pela SAE

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 13/12/2012

O aluno da Coppe/UFRJ, Leonardo Sales Araújo, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho 2012, na categoria Tese de Doutorado – tema “Nuclear”. Defendida em julho deste ano, no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe, a tese de Leonardo consiste no desenvolvimento de um processo de fabricação, totalmente nacional, de uma liga de níquel para ser utilizada no núcleo de reatores nucleares.

O estudo de Leonardo Araújo faz parte de um projeto de pesquisa executado pela Coppe em parceria com as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) para nacionalizar os componentes de reatores das usinas nucleares do Brasil. O projeto iniciou em 2010, com a inauguração do Laboratório Mulltiusuário de Fusão a Arco da Coppe, coordenado pelo professor Luiz Henrique de Almeida, orientador de Leonardo ao lado do professor Dílson Silva dos Santos, atual responsável pela execução do projeto na Coppe.

Durante seus estudos, Leonardo utilizou o forno de fusão a arco de última geração

Para realizar os estudos que fazem parte da tese intitulada Processamento e Caracterização de Superliga de Níquel 718 para Aplicações Nucleares, Leonardo utilizou um forno de fusão a arco de última geração, onde as ligas metálicas são processadas a vácuo, em escalas piloto e semi-industrial. De acordo com o professor Luiz Henrique, trata-se de uma tecnologia essencial para estimular a produção desses metais e suas ligas no Brasil.

Concedida pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, desde 2010, a premiação está em sua terceira edição e tem como finalidade estimular a produção de estudos e pesquisas voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico estratégico. Tais produções devem visar o fortalecimento da Defesa Nacional e os setores estratégicos aeroespacial, de tecnologias de informação e comunicação, de energia nuclear e de biotecnologia.

Leonardo Sales Araújo recentemente tornou-se professor da Escola Politécnica da UFRJ.

• SAE