Alunos da Coppe conquistam Prêmio Vale-Capes 2013

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 05/05/2014

Os alunos da Coppe/UFRJ João Paulo Bassin; Bernardo Alves Cinelli e Bruno Soares Moreira Cesar Borba estão entre os ganhadores do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade 2013. A edição 2013 está premiando teses e dissertações defendidas em 2012. A relação dos vencedores foi anunciada na última sexta-feira, 2 de maio, e a cerimônia de entrega está marcada para o dia 5 de junho no Rio de Janeiro.

João Paulo Bassin, ex-aluno do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe, conquistou o prêmio de melhor tese do grupo temático II (Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos) pela autoria da tese “Remoção biológica de nutrientes em sistemas compactos e estudo da diversidade microbiana por técnicas de biologia molecular”. O trabalho, orientado pela professora Márcia Dezotti, também recebeu o Prêmio Capes de Teses 2013.

O prêmio de melhor dissertação de mestrado do grupo temático II também foi conquistado por um aluno do Programa de Engenharia Química da Coppe. Bernardo Alves Cinelli foi o vencedor com a dissertação “Produção de etanol a partir da fermentação simultânea à hidrólise do amido granular de resíduo agroindustrial”. O trabalho foi orientado pelas professoras Denise Maria Guimarães Freire e Leda dos Reis Castilho.

O ex-aluno do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, Bruno Borba, recebeu menção honrosa no grupo temático III (Redução de Gases de Efeito Estufa) com a tese “Modelagem integrada da introdução de veículos leves conectáveis à rede elétrica no sistema energético brasileiro”. A tese foi orientada pelos professores Roberto Schaeffer e Alexandre Szklo.

O Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Vale S.A. A relação completa dos ganhadores pode ser consultada na página da Capes, em www.capes.gov.br.

A premiação é dividida em quatro grupos temáticos: I – Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia; II – Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos; III – Redução de Gases do Efeito Estufa (GEE); e IV – Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate à pobreza.