Alunos da Coppe participam de simpósio internacional sobre energia oceânica na China
Planeta COPPE / Economia Azul / Energia / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 09/07/2025

Seis alunos do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ participaram de uma importante experiência de internacionalização acadêmica ao representarem a instituição no China-LAC Young Scholars Symposium on Ocean Energy, realizado de 18 a 21 de junho, na cidade de Qingdao, na China. O evento foi promovido pela China University of Petroleum-East China (UPC) e pela Qingdao University, com apoio de centros de pesquisa da China e da Arábia Saudita.
O simpósio reuniu, presencialmente e online, cerca de cem pesquisadores de cinco países — China, Brasil, Peru, Equador e Chile — promovendo um ambiente de diálogo técnico-científico e intercâmbio cultural. Pela Coppe, participaram Daniela Morocho Lindao, Edgar Chavez Hipolito, Eduardo Azevedo Gomes, Gabriel Lopes, Hema Carla Moreira e Luis Chambizea Flores.
Durante o evento, os alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa e debateram temas de ponta na área de energia oceânica, incluindo: extração de petróleo offshore; avaliação de segurança de dutos e risers marítimos; algoritmos inteligentes para perfuração offshore; resposta dinâmica de risers flexíveis em águas profundas; reparo de estruturas marítimas; e otimização do controle de turbinas eólicas flutuantes offshore.

Além de fortalecer a presença internacional da Coppe, a participação no simpósio representou uma oportunidade valiosa de desenvolvimento acadêmico e profissional para os alunos, permitindo contato direto com pesquisadores estrangeiros, exposição a diferentes abordagens e realidades, além da vivência em um contexto internacional de cooperação científica. Essas experiências contribuem para a formação global dos estudantes e representam um dos diferenciais da pós-graduação oferecida pela Coppe.
O simpósio teve como presidentes-executivos os professores Jean-David Caprace (Coppe/UFRJ) e Guangming Fu (UPC), e como presidentes honorários os professores Segen Estefen (Coppe e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas – INPO) e Baojiang Sun (UPC). O evento contou ainda com o apoio do China-Saudi Arabia Oil and Energy “Belt and Road” Joint Laboratory e do Shandong Key Laboratory of Offshore Oil & Gas and Hydrates Development.
A Coppe e a UPC têm uma sólida base de cooperação. Nos últimos anos, as duas instituições colaboraram em projetos conjuntos, como o Programa de Cooperação em Inovação e intercâmbio de especialistas, financiados pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC); e o Programa de Intercâmbio para Jovens Internacionais (CEP), apoiados pelo Ministério dos Recursos Humanos e Seguridade Social da China.
- China-LAC
- Economia Azul
- Energias Renovaveis
- Engenharia Oceânica
- Internacionalização