Alunos do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos se formam dia 11

Planeta COPPE / Notícias

Data: 10/12/2013

O Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – Coppe/UFRJ forma nesta quarta-feira, 11 de dezembro, mais uma turma. Nove alunos de diferentes faixas etárias receberão seus diplomas na cerimônia marcada para às 15 horas, no auditório da Coppe, no Bloco G (Sala 122), do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, na Cidade Universitária.

O objetivo da iniciativa é alfabetizar servidores e prestadores de serviço da Coppe e da UFRJ que não tiveram oportunidade de estudar e dar uma base mais sólida àquelas pessoas que, por algum motivo, interromperam seus estudos, dando a elas mais segurança para que possam retornar ao ensino formal. “O curso é um estímulo àqueles que querem se alfabetizar e aos que pretendem prosseguir seus estudos”, explica a coordenadora do projeto, a pedagoga Maria de Fátima Bacelar da Silva, secretária do setor de Programação Visual da Coppe.

Criado em 2005, o projeto passou por uma série de mudanças e hoje tem a duração de três anos. O curso é dividido nos níveis básico, intermediário e avançado, de forma a nivelar o conhecimento dos alunos. Atualmente as aulas são ministradas por alunas da Faculdade de Letras da UFRJ e por alunos da Coppe voluntários, que são convidados para dar aulas sobre temas específicos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h30, horário em que os empregados são liberados de suas atividades para que possam estudar.

As inscrições para o projeto em 2014 ainda não estão abertas, mas devem ocorrer após o mês de fevereiro. O início das aulas está previsto para o mês de março.