Boas-vindas: novos alunos serão recebidos com desafio

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 01/03/2012

Foto: Raquel Lima/UFRJ

Um desafio à criatividade e à inovação. Esse será o tema central da apresentação de boas-vindas que a Coppe promove na próxima segunda-feira, 5 de março, para receber os 740 novos alunos que estão ingressando, em 2012, nos seus 12 programas de mestrado e doutorado. O evento acontece no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), a partir das 9h30.

Como parte da programação, o diretor Acadêmico da Coppe, Edson Watanabe, fará uma breve apresentação da instituição aos novos alunos, que inclui informações sobre a vida no campus e temas como conhecimento científico, ética na ciência e direitos autorais, entre outros. Uma boa oportunidade para que os estudantes possam conhecer melhor a história e o funcionamento da Coppe, que em 2013 completará 50 anos de atividade.

A partir das 10h30, o evento contará com a participação do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; e dos demais diretores: Aquilino Senra, vice-diretor; Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação; e Guilherme Travassos, diretor de Planejamento e Administração; e dos coordenadores dos 12 programas de pós-graduação que compõem a instituição.

Este ano, o diretor Acadêmico fará um desafio aos estudantes. “Os novos alunos precisam ter em mente, que não basta apenas trabalhar em cima da lógica. Não basta eles acharem o que já está nos livros. É preciso buscar algo a mais. Os alunos têm que surpreender os professores. Sobretudo, aqueles que estão iniciando o doutorado”, adiantou Watanabe.

Sobre a Coppe

A Coppe é a instituição brasileira de pós-graduação em engenharia com o maior número de conceitos 7, o mais alto do sistema, segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada em 2010. Dos seus 12 programas, seis têm conceito 7, atribuído aos melhores centros de pesquisa do mundo. Em 2011, a Coppe encerrou o ano letivo com 1.989 alunos inscritos, sendo 1.093 para o mestrado e 896 no doutorado.

No ano de 2012, a Coppe e a Escola Politécnica da UFRJ iniciam uma parceria que permitirá aos alunos de engenharia cursar disciplinas da pós-graduação ainda durante a graduação. Com essa medida, o aluno poderá concluir o mestrado na Coppe em menos tempo, pois as disciplinas poderão valer como crédito. Outra vantagem é que o estudante poderá participar de pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Coppe e de projetos realizados pela instituição em convênio com empresas.