Começa a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica 2013

Planeta COPPE / Notícias

Data: 27/09/2013

O cinquentenário da Coppe é o tema da abertura da 35ª edição da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, que acontece no dia 30 de setembro, às 10h30, no auditório do Centro de Tecnologia, no bloco A. Maior e mais tradicional evento acadêmico da UFRJ, a Jornada apresentará até o dia 4 de outubro uma programação diversificada, com apresentações de trabalhos de iniciação científica, discussões sobre os rumos da ciência e da tecnologia e oportunidades de novas experiências acadêmicas e profissionais para os participantes.

O programa de abertura terá início, às 10 horas, com a apresentação do Coral Brasil Ensemble, da UFRJ. Às 10h30, uma mesa composta pelo fundador da Coppe Alberto Luiz Coimbra, o atual diretor Luiz Pinguelli Rosa e o professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe Luiz Bevilacqua abordará os 50 anos da maior instituição de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina.

Em cinco dias, a Jornada abordará temas interdisciplinares de interesse das quatro unidades que compõem o Centro de Tecnologia da UFRJ: a Coppe, a Escola Politécnica, a Escola de Química e o Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano. O evento, que será realizado em paralelo com a 4ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, contará com sessões de pôsteres e sessões técnicas orais, palestras e debates sobre temas relacionados ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil.

A programação cultural da Jornada inclui apresentação de documentários, mostra teatral e shows musicais. Um deles é o do cantor e compositor Paulinho Moska, que abrirá o projeto Quintas Musicais Coppe 50 Anos, no dia 3 de outubro, às 12h30. Na abertura do show haverá uma homenagem ao professor Saul Fuks.

Sobre a jornada

A iniciação científica é um instrumento de estímulo à pesquisa concebida e implantada no Brasil, nos anos 1970, pelo professor Giulio Massarani, um dos fundadores da Coppe. A proposta é que os alunos de graduação possam participar do dia a dia dos laboratórios e das atividades científicas. É uma forma de estimular vocações e despertar novos talentos. O modelo criado por Massarani inspirou as instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas, que mantêm seus programas de iniciação científica, bem como órgãos de governo que fomentam essa iniciativa.

Todas as atividades da JIC 2013 são gratuitas e abertas não apenas aos alunos que já realizam alguma atividade de iniciação científica, mas a todos os estudantes, docentes, técnicos e funcionários. Para isso é preciso se inscrever na página do evento, em www.jic.ct.ufrj.br. Na mesma página está a programação completa.