Congresso presidido por programa da Coppe apresentou pesquisas avançadas para biomateriais e órgãos artificiais
Planeta COPPE / Engenharia da Saúde / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 18/09/2025

O Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEM) da Coppe/UFRJ proporcionou uma grande oportunidade de contato com renomados especialistas mundiais em biomateriais, durante o 13º Congresso Latino-americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (COLAOB 2025). O evento reuniu nomes como o professor Joachim Kohn, da Universidade Rutgers, que apresentou seus estudos que reúnem inovação científica e inteligência artificial para o desenvolvimento de materiais voltados à regeneração e substituição de órgãos humanos. O congresso foi realizado no fim de agosto, em parceria com a Sociedade Latino-Americana de Biomateriais, Engenharia Tecidual e Órgãos Artificiais (SLABO)
Reconhecido internacionalmente e presidente da União Internacional de Sociedades para Ciência e Engenharia de Biomateriais, Kohn compartilhou métodos que reduzem drasticamente o número de testes experimentais necessários para desenvolver novos polímeros, utilizando redes neurais e bibliotecas digitais. Suas tecnologias já impactaram mais de 350 mil pacientes em 46 países. Entre os participantes internacionais também esteve o professor Kattesh Katti, da University of Missouri (USA), reconhecido mundialmente como o “Pai da Nanotecnologia Verde”. Ele ministrou um minicurso pré-evento focado nos principais avanços no uso de fitoquímicos para síntese de nanopartículas biocompatíveis com aplicações terapêuticas e para imageamento molecular.

Com mais de 60% do público de 300 pessoas formado por estudantes de graduação e pós-graduação, o evento evidenciou o compromisso da Coppe em expor seus alunos ao que há de mais atual na ciência mundial, promovendo o intercâmbio direto com especialistas internacionais e estimulando a formação de uma nova geração de cientistas.
Presidido pelos professores do PEMM, Rossana Thiré e Luiz Henrique de Almeida, o COLAOB 2025 reuniu pesquisadores de diversos países e contou com conferências de renomados especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Itália, Argentina, Chile, Índia, China e Brasil, para discutir os avanços em biomateriais, engenharia de tecidos, medicina regenerativa e impressão 3D de órgãos, áreas estratégicas para o futuro da medicina personalizada.

A professora Rossana Thiré destacou a forte interação entre os estudantes e os palestrantes, como um dos grandes méritos da iniciativa: “os alunos demonstraram muito entendimento e interesse sobre o que foi apresentado, a exemplo do atual estágio da medicina personalizada, da medicina 4.0, com impressão de órgãos em impressoras 3D. Tais tecnologias são fundamentais para reduzir o número de animais em pesquisas laboratoriais, e para aproximar os modelos utilizados aos órgãos humanos. Uma missão já em curso no Brasil, principalmente na Coppe”.
O evento também marcou a eleição de Rossana Thiré como presidente da SLABO (Sociedade Latino-Americana de Biomateriais, Engenharia Tecidual e Órgãos Artificiais) e sua nomeação como delegada do Brasil junto à IUSBE – International Union of Societies of Biomaterials Science and Engineering reforçando o protagonismo da ciência brasileira no cenário internacional.
- biomateriais
- órgãos artificiais
