Coppe celebra legado em pesquisa sobre meios porosos e sustentabilidade
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Engenharia Nuclear / Notícias
Data: 13/05/2025

A Coppe/UFRJ realizou, de 7 a 9 de maio, uma conferência internacional em homenagem aos 80 anos de um de seus professores do Programa de Engenharia Nuclear, o professor Martinus Theodorus “Rien” van Genuchten. Organizado pelo Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (Lasme), o evento reuniu especialistas para discutir avanços na pesquisa de escoamento multifásico e transporte de contaminantes em meios porosos — área estratégica para setores como meio ambiente, energia e agricultura.
Na Coppe, o pesquisador contribuiu com estudos sobre materiais radioativos e suas implicações ambientais, além da investigação das propriedades de escoamento em rochas carbonáticas com uso de tecnologias como NMR e microtomografia.
Reconhecido internacionalmente pela equação que leva seu nome, também deixou um legado na modelagem multiescala e na aplicação da Técnica da Transformada Integral Generalizada (GITT), com impacto em áreas como hidrologia, engenharia do petróleo e mitigação de mudanças climáticas.
Nascido na Holanda, van Genuchten é referência global em física do solo e hidrologia. Coautor do software Hydrus, foi agraciado com o Prêmio Wolf de Ciência e Arte (2023) por suas contribuições à compreensão do fluxo de água e transporte de contaminantes em solos.
- Agricultura
- CCUS
- Descarbonização
- Energia Nuclear
- Hidrologia
- Meios Porosos
- Mineração