Coppe contribui para fortalecer a biotecnologia em saúde no Rio de Janeiro
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 25/09/2025

Consolidar uma vertente sólida de biotecnologia em saúde no Rio de Janeiro é essencial para transformar o vasto conhecimento produzido nas universidades e centros de pesquisa em soluções inovadoras para a sociedade, capazes de gerar impacto social, econômico e tecnológico. A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ vem atuando como um dos principais vetores dessa transformação, ao oferecer infraestrutura, suporte técnico e um ambiente favorável para que startups de base científica amadureçam e se conectem a investidores e ao mercado.
Exemplo desse movimento é o Biotech Hub, que está sendo implantado dentro da Incubadora. O espaço, com 350 m² dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de startups de base científica e viabilizado com apoio da Faperj, foi concebido para acelerar o empreendedorismo e a inovação em biotecnologia, especialmente na área da saúde. A proposta é permitir que pesquisadores empreendedores transformem conhecimento acadêmico em soluções tecnológicas de alto impacto social e econômico, pavimentando um caminho para consolidar a biotecnologia como uma das vocações estratégicas do estado.

Esse papel de articulação ficou evidente durante a 13ª edição do “Meet Up da Firjan IEL”, realizada em 10 de setembro na Casa Firjan, que teve como tema “Biotechs e o futuro da indústria”. O encontro reuniu academia, pesquisadores e startups para debater oportunidades e desafios do setor no Rio de Janeiro. No evento, o head da Incubadora da Coppe, Marcos Chaves, explicou que a criação de bases tecnológicas exige a escolha de áreas de vocação forte — como a biotecnologia — para permitir aprofundamento técnico e científico.
Além de Marcos, participaram do encontro a gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, Julia Zardo; a gerente do Centro de Referência em Saúde da Firjan Sesi, Noélly Mercer; e o diretor da Servier Brasil, Sandro Albuquerque. Startups da Incubadora da Coppe também apresentaram tecnologias inovadoras em formato de pitch, reforçando a importância do ecossistema de saúde e biotecnologia no Rio.
- biotechs
