Coppe e Exxon definem temas para cooperação
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 26/08/2024
A Coppe/UFRJ recebeu na última sexta-feira, 23 de agosto, executivos da ExxonMobil, a maior empresa de petróleo dos Estados Unidos e a terceira maior do mundo em termos de valor de mercado. A Exxon foi a primeira empresa de óleo e gás a estabelecer atividades no Brasil, ainda sob o nome de Standard Oil, em 1912.
Durante o encontro, professores da Coppe apresentaram a expertise da instituição em três áreas, elencadas como prioritárias pela Exxon em seus planos de pesquisa e desenvolvimento, para cumprir as obrigações da cláusula de P,D&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os professores Luis Sagrilo e Fernando Souza, do Programa de Engenharia Civil (PEC), falaram sobre análise e confiabilidade de estruturas offshore; o professor Célio Costa abordou a contribuição da Engenharia Metalúrgica e de Materiais no upstream (primeira fase da cadeia produtiva, que envolve as atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural); e o professor Paulo Couto, também do PEC, apresentou o potencial de projetos em captura de carbono, utilizando o conhecimento acumulado em meios porosos.
De acordo com a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, os executivos da ExxonMobil vieram de Houston (Texas, EUA – sede de Upstream, Donwstream e diversos serviços associados) para identificar oportunidades de pesquisa e desenvolvimento que possam interessá-los. “Estão procurando fazer esse match entre o que eles precisam pesquisar com a expertise que existe no Brasil. Então, eles elencaram três áreas prioritárias. Isso é o início, a partir daí outras oportunidades de colaboração podem surgir. Gostaríamos que a Coppe fosse a casa da Exxon no Brasil”, afirmou a professora Suzana.
Também participaram da reunião a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa; pela Exxon, participaram Li-Bong Lee, gerente de Portfólio de Tecnologia de Água Profunda e Poços; Wei Ren; gerente de Infraestrutura de Água Profunda; Ginny Garriques, engenheira-chefe de Oleodutos, Offshore e Infraestrutura; Marcio Bastos, gerente de P&D no Brasil; e Rogerio Soares, consultor de Tecnologia.
A empresa se tornou conhecida no Brasil, com a marca Esso e o personagem Tigre dos postos de combustíveis, além do Repórter Esso, que posteriormente deu origem ao Prêmio Esso de Jornalismo, uma das mais conceituadas premiações na história da imprensa brasileira por décadas.
- CCUS
- Descarbonização
- Exxon
- Inovação
- offshore
- Oleo&Gas
- Parceria
- Upstream