Coppe e Global Otec firmam acordo para estudos na área de Energias Renováveis do Oceano
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Economia Azul / Energia / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 23/01/2025
![](https://coppe.ufrj.br/wp-content/uploads/2025/01/Mar-com-termometro-1024x682.jpg)
O Laboratório de Ondas e Correntes (LOC) do Programa de engenharia oceânica da Coppe/UFRJ está firmando uma parceria com a Global Otec, empresa britânica da área de energias renováveis, para cooperação acadêmica e de pesquisas na área de Energias Renováveis do Oceano, usando a conversão de Energia Térmica. No dia 16 de janeiro foi assinado um MoU (Memorando de Entendimento), entre a Coppe e a companhia, que prevê visitas e intercâmbio de alunos de pós-graduação e/ou graduação para estudos e pesquisa; além de técnicos envolvidos nas atividades conjuntas de pesquisa.
De acordo com os professores de Engenharia Oceânica da Coppe, Joel Sena Sales Junior e Antonio Carlos Fernandes, coordenadores executivo e científico do Loc/Coppe, a parceria tem um grande potencial para alavancar o avanço dessa tecnologia, que é promissora para geração de energia renovável.
Na mesma linha, o fundador e CEO da Global Otec, Dan Grech, diz que a colaboração com a Coppe é um marco significativo para a energia termal oceânica no Brasil. “Juntos, pretendemos desbloquear o vasto potencial da OTEC, mostrando como o oceano pode fornecer soluções de energia limpa e confiável, posicionando o Brasil na vanguarda dessa inovação transformadora”, declara Dan Grech.
A Global Otec ficou motivada a fazer parceria com a Coppe após sua participação do 10º Simpósio Internacional OTEC, realizado em dezembro de 2024 e promovido pelo Loc e pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena). Na ocasião, a comitiva da empresa fez visitas técnicas ao Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe e ao espaço onde funcionará o Laboratório de Energia Oceânica (Leno). Ao conhecer a infraestrutura da instituição, a comitiva demonstrou interesse em firmar uma colaboração para estudos sobre Conversão de Energia Térmica dos Oceanos (OTEC).
“Nós oferecemos a eles uma visão mais detalhada dos avanços que moldam o papel do Brasil na tecnologia oceânica”, resume o professor Antonio Carlos.