Coppe e IFP School renovam parceria para avanços em energia e tecnologia de refino
Planeta COPPE / Energia / Institucional Coppe / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 31/03/2025

A Coppe/UFRJ e a IFP School, renomada instituição pública francesa de pesquisa e formação nas áreas de energia, transporte e meio ambiente, renovaram sua parceria acadêmica nesta quinta-feira, 27 de março. O acordo, que reforça a colaboração entre as duas instituições, prevê atividades acadêmicas e científicas em áreas de interesse comum, como missões, intercâmbios de professores, alunos e pesquisadores.
A parceria, que já existe desde 2007, foi iniciada pelo professor Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético, e tem gerado resultados significativos, como a orientação conjunta de três alunos de doutorado. Segundo o professor Szklo, “publicamos juntos dezenas de trabalhos em congressos, quatro artigos científicos indexados e estamos atualmente contribuindo para um livro internacional sobre tecnologias inovadoras de refino, com dois capítulos. Além disso, escrevemos dois working papers no periódico do IFPEn e desenvolvemos duas ferramentas de otimização em código aberto, que estão em processo de aprimoramento.”

Entre as ferramentas desenvolvidas, destaca-se o Oil Refining Industry Optimization and syNergies (Orion), que modela refinarias de petróleo, considerando estratégias de coprocessamento de biomassa e a integração com a petroquímica. Outra ferramenta importante é o Hydrogen Economics and Infrastructure Optimization Model (Hera), que otimiza a cadeia de valor do hidrogênio, considerando rotas de produção, transporte em dutos ou caminhões e sistemas de armazenamento de energia.
Estiveram presentes na renovação da parceria os professores Szklo e Roberto Schaeffer, do PPE, o diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, professor Jean-David Caprace, o diretor da IFP School, professor Pascal Longuemare, o presidente da IFPen, Pierre-Franck Chevet, e o diretor de relações internacionais da IFPen, Said Nachet . A colaboração entre as duas instituições continua a gerar inovações significativas nas áreas de refino, hidrogênio e tecnologias energéticas.
- energia
- hidrogênio
- IFP School
- Meio-ambiente
- Otimização
- Refinarias