Coppe e MAN Latin America promovem workshop de tecnologias automotivas
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 14/02/2012
A Coppe/UFRJ e a MAN Latin America promovem o I Workshop de Tecnologias Automotivas, na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro, às 9h30min. O objetivo é ampliar a parceria firmada ano passado entre a MAN e a Coppe para aumentar a eficiência energética dos combustíveis usados nos veículos pesados fabricados pela empresa de origem alemã. Entre os temas a serem discutidos, destacam-se nanotecnologia aplicada à indústria automotiva; motores de combustão interna, elétrica e eletrônica; materiais que possam contribuir para a redução de peso dos veículos; materiais renováveis para revestimentos internos; e segurança do trabalho e ergonomia.
No workshop, pesquisadores e profissionais da Coppe e da MAN discutirão possibilidades de implantação de novas tecnologias nos veículos e nos processos de fabricação. A parceria entre a Coppe e a MAN para aumentar a ecoeficiência de veículos pesados começou em maio de 2011, quando foi lançado o primeiro ônibus flex urbano movido a gás e diesel do Rio de Janeiro, fabricado pela empresa. Desde então os pesquisadores do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, sob a coordenação do professor Marcio D’Agosto, vêm monitorando o desempenho energético do veículo. Os resultados desse projeto, que conta com financiamento da Faperj, deverão ser apresentados até junho de 2013. Um estudo preliminar, feito em 2010, simulou o uso de 70% de GNV em veículos a diesel nas frotas do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Segundo Marcio D’Agosto, na simulação esse percentual se mostrou viável do ponto de vista econômico.
No início deste ano, já com base em dois novos acordos, pesquisadores da Coppe começaram a monitorar o desempenho de dois tipos de caminhões: um que transporta bebidas, utilizando 100% de biodiesel, e outro que possui compactador de lixo e é equipado com sistema de propulsão diesel-hidráulico.
Marcio D’Agosto explica que, para avaliar a eficiência energética dos combustíveis, sua equipe vai monitorar, durante 12 meses, um caminhão fabricado pela MAN e utilizado no transporte de bebidas. O veículo será abastecido com 100% de biodiesel obtido a partir de óleo residual de fritura, que será produzido e especificado na Coppe. A produção será feita na Unidade de Processamento de Biodiesel e a especificação no Centro de Pesquisas e Caracterização de Petróleo e Combustíveis (CoppeComb).
O caminhão deverá percorrer 360 quilômetros por semana, consumindo de 300 a 500 litros de combustível. Para avaliar a eficiência energética do veículo, a equipe da Coppe vai acompanhar, simultaneamente, o desempenho de um caminhão abastecido com diesel comum, que cumprirá a mesma rota do veículo a biodiesel.
Outro projeto é o monitoramento de um caminhão compactador de lixo equipado com um sistema de propulsão diesel-hidráulico, de propriedade da MAN, que acumula energia cinética a cada freada do veículo. Segundo o professor da Coppe, esse dispositivo pode aumentar a eficiência energética do caminhão, proporcionando redução no consumo de diesel. A estimativa é obter uma redução de até 15% e, futuramente substituir o diesel pelo biodiesel no sistema de propulsão.
“O objetivo desse projeto é contribuir para a redução de emissões de poluentes, entre os quais o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Estamos otimistas em relação aos resultados dessa parceria, que poderão contribuir para assegurar ao país um transporte menos poluente e economicamente viável”, diz o professor da Coppe, Marcio D’Agosto.
“Queremos oferecer mais alternativas aos nossos clientes, especialmente quando estas geram benefícios em custos e ao meio ambiente. Temos investido consistentemente em novas tecnologias para garantir nossa posição de vanguarda no cenário dessas inovações”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.