Coppe e Tsinghua debatem pesquisas em tecnologia offshore
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Economia Azul / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 29/08/2024
A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua promoveram, nos dias 15 e 16 de agosto, o China-Brazil Workshop on Offshore Technology. O evento realizado no auditório da Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ, teve apresentações de pesquisas em andamento em diversos laboratórios da Coppe, da universidade chinesa e também da China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), a maior companhia chinesa na exploração de petróleo no alto mar.
O workshop teve apoio da CNOOC e também do Centro China-Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia e do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo).
O professor Mengluan Duan, da China University of Petroleum, destacou que a aproximação representada pelo workshop marca uma nova etapa para a colaboração sino-brasileira entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, que se expande de Pequim a Shenzhen, e fez um agradecimento especial aos professores Carlos Levi e Segen Estefen (ambos do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe). “É pelo esforço de vocês, que a China é tão bem-sucedida no desenvolvimento em águas profundas de petróleo e gás no Mar do Sul da China. E é por isso que temos quatro empresas estatais aqui que são todas bem-sucedidas no desenvolvimento local de petróleo e gás junto com a Petrobras”.
A diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa, destacou que há “muitas áreas de interação onde podemos trabalhar juntos e ampliar o campo de colaboração”.
O evento contou com a participação de professores de diferentes programas acadêmicos da Coppe, que apresentaram seus laboratórios e temas de pesquisa. No dia 15, o professor Paulo de Tarso apresentou o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano); professor Milad Shadman apresentou o Grupo de Energias Renováveis no Oceano (GERO); o pesquisador Fabio Hochleitner apresentou o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce)
No dia 16, professor Su Jian apresentou Laboratório de Simulação e Métodos em Engenharia (Lasme); professor Murilo Vaz apresentou o Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO); professor Jean-David Caprace apresentou o Laboratório de Simulação de Processos de Engenharia Naval (Labsen); professor Alessandro Jacoud apresentou Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (Lead); professor Fernando Souza o Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo), e professor Marcio Almeida, o Laboratório Multiusuário em Modelagem Centrífuga (LM²C).
O workshop também contou com apresentações dos pesquisadores chineses Mengluan Duan, Bin Bin Li, Yutao Guo Facheng Wang; Ran Liao; e Zhongkun Ouyang.
- Economia Azul
- Energias Renováveis
- offshore