Coppe e universidades britânicas discutem cooperação tecnológica

Planeta COPPE / Notícias

Data: 26/09/2012

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, às 16 horas, a diretoria da Coppe/UFRJ receberá o ministro para Universidades e Ciência do Reino Unido, David Willetts, e vice-reitores de universidades britânicas. A delegação, que participa de uma missão de universidades britânicas no Brasil, se reunirá com o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa e com o diretor de Tecnologia e Inovação da instituição, Segen Estefen. O objetivo da missão é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento conjuntos, a partir da aproximação de universidades brasileiras e britânicas.

Após a reunião, o ministro e os vice-reitores visitarão o Laboratório de Ensaios não-Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) da Coppe – o único no mundo a reunir essas três áreas do conhecimento – e o Laboratório de Tecnologia Oceânica da Coppe, onde está instalado o mais profundo tanque oceânico do mundo.

Na sexta-feira, 28 de setembro, representantes de dez universidades britânicas discutirão parcerias na área de energia de baixo carbono com professores e pesquisadores da Coppe. No encontro, que acontecerá no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), os pesquisadores farão breves apresentações de estudos em andamento que envolvem bioenergia, redes inteligentes, energia eólica, energia solar, energia de ondas e marés, células de combustível, CCS, geotérmica, entre outros. As universidades confirmadas são Plymouth University, Newcastle University, University of Warwick, The University of York, University of Salford, University of Manchester, University of Exeter, University of Aberdeen, University of Ulster, e University of Edinburgh.

A missão é fruto do Acordo Básico de Cooperação Científica e Tecnológica, assinado entre os Governos Brasileiro e Britânico, a Embaixada Britânica e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Participam ainda a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do MCTI, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira abaixo a programação do dia 28/10:

14h30 – Chegada da delegação a Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2)

14h45 – 15h00 – Apresentação breve da Coppe

15h00 – 15h30 – Apresentação breve de cada universidade britânica e suas linhas de pesquisa em energia (3 minutos cada)

15h30 – 16h30 – Discussão entre membros da delegação, professores e alunos