COPPE inaugura Tenda Lobo Carneiro
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 02/04/2004
A COPPE inaugurou, no dia 2 de abril, a Tenda Eng. Lobo Carneiro, que será dedicada à difusão de ciência e tecnologia, contando com uma extensa programação de cursos e atividades culturais. Na Tenda, que pertence ao Espaço COPPE, serão abordados princípios científicos e usos da tecnologia de forma a complementar os conteúdos curriculares do Ensino Médio. A meta é estimular a discussão dos temas em destaque na atualidade tecno-científica.
A solenidade de inauguração contou com a participação da Diretora da COPPE, Angela Uller, do Decano do Centro de Tecnologia, Cláudio Baraúna, do Coordenador do Espaço COPPE, Roberto dos Santos Bartholo, dos familiares do professor Lobo Carneiro, liderados pela Dona Zenaide Carneiro, e outros diretores e representantes da COPPE e da comunidade científica.
A Tenda Eng. Lobo Carneiro será o local de uma série de atividades que estimulam a reflexão, o debate e a participação do público em temas variados, através de palestras e seminários a serem realizados. Essas atividades fazem parte do Programa de Ações de Integração Social que, de início, estará concentrado em aproximar a cultura tecno-científica e a arte, incentivando a realização de eventos culturais diversos no campus universitário e com a participação de diferentes segmentos da sociedade.
As ações educacionais de apoio ao sistema de educação formal que O Espaço COPPE vem desenvolvendo através do Programa de Formação Continuada para Professores e Licenciandos, a partir de agora serão realizados na Tenda Eng. Lobo Carneiro. O Programa consiste em cursos de curta duração e oficinas didáticas voltados para atualização em ciências, visando a abordagem interdisciplinar de temas ligados à ciência, à tecnologia e a assuntos de destaque na atualidade, como por exemplo a Educação Ambiental e a Sexualidade.
Futuras Ações do Espaço COPPE
A partir do segundo semestre de 2004, estará em funcionamento o Espaço do Computador, voltado para a realização de cursos básicos e avançados de informática. Serão dois mini-laboratórios onde se realizarão ações de inclusão digital para a população que transita no meio acadêmico e, também, das comunidades que cercam o campus universitário. A médio prazo, será desenvolvido um programa de Informática Educativa para atender necessidades especiais dos professores. O Programa estará concentrado em aproximar a cultura tecno-científica e a arte, incentivando a realização de eventos culturais diversos no campus universitário e com a participação de diferentes segmentos da sociedade.
No final do ano, a COPPE inaugura a Exposição Permanente do Espaço Miguel de Simoni e retoma o programa de visitação. A Exposição Permanente será composta por eixos temáticos como: Mecanismos e Organismos; Sociedade e Meio Ambiente; Informação e Conhecimento; Trabalho, Serviços e Entretenimento; Matéria e Energia e Mundo Virtual.