Coppe inicia novo projeto na área de petróleo

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 13/05/2014

A Coppe/UFRJ, a Escola de Química da UFRJ, e as empresas Sinochem, da China, e Statoil, da Noruega, assinam nesta quarta-feira, 14 de maio, às 11 horas, na Coppe, convênio para realização de novas pesquisas na área de petróleo. O projeto utilizará o processo de eletrocoalescência para remover gotas d’água do óleo. A proposta é que a remoção seja concluída antes de o petróleo chegar às refinarias.

Com duração de três anos, o projeto envolverá o Laboratório de Engenharia de Polímerização (Engepol), e o Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos (LMSCP), do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe e o Laboratório de Ensino de Engenharia Química (Ladeq), da Escola de Química da UFRJ.

Pela Coppe/UFRJ assinarão o convênio o diretor de Tecnologia e Inovação, Romildo Toledo, e os coordenadores do projeto, Marcio Nele, professor do PEQ/Coppe e da Escola de Química da UFRJ, e José Carlos Pinto, professor do PEQ/Coppe e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe.