Coppe lança desafio aos novos alunos na abertura do ano letivo

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 05/03/2012

Na abertura do ano letivo, a Coppe recebeu seus novos alunos lançando um desafio à criatividade e à capacidade de inovação dos futuros mestres e doutores em engenharia. “Precisamos de gente mais ousada. Não queremos apenas papers. Queremos papers e inovação. O mundo está mudando. É preciso fazer coisas inovadoras, chegar ao produto. Esse é um desafio que fazemos a vocês”. Essa foi a Tônica da palestra proferida pelo diretor Acadêmico da Coppe, Edson Watanabe, nesta segunda-feira, 5 de março, na abertura do evento de recepção aos alunos que estão ingressando na instituição para o ano letivo de 2012.

Em sua apresentação, Edson Watanabe fez um desafio aos novos alunos

Mais de 400 estudantes lotaram o auditório da Coppe, na Cidade Universitária, para participar do evento, que contou com a presença de toda a Diretoria da Coppe, dos coordenadores e de representantes dos 12 programas de pós-graduação da instituição. Após a cerimônia, transportados no ônibus a hidrogênio da Coppe, o primeiro do Hemisfério Sul com tecnologia 100% nacional, alguns alunos visitaram laboratórios da instituição, entre eles o Laboceano, que possui o tanque mais profundo do mundo, onde são realizados ensaios e testes voltados para os setores de óleo e gás e indústria naval.

Ao saudar os estudantes, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, falou sobre as linhas de pesquisa e as atividades desenvolvidas na instituição. “A Coppe tem como objetivo o ensino de pós-graduação, a pesquisa e a inovação. O que fazemos aqui deve seguir finalidades, que devem ser traduzidas como inovação”, afirmou o diretor ressaltando o papel da engenharia na sociedade, onde não basta ter boas ideias. É preciso saber tirá-las do papel e transformá-las em realidade.

O Diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, ressaltou o papel da instituição para a sociedade

Pinguelli também destacou o grau de excelência dos programas oferecidos pela Coppe. Dos 12 programas da instituição, seis possuem nota 7, a mais alta do sistema, segundo a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em 2010.

O diretor da Coppe falou ainda da atuação dos professores que, em boa parte, também dão aulas na Escola Politécnica, no Instituto de Matemática ou na Escola de Química da UFRJ. “Temos muito orgulho de sermos da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, disse Pinguelli, que apresentou alguns números da Coppe, que possui cerca de 2800 alunos, 340 professores e 335 técnicos e administrativos. Em 2011, foram defendidas 336 dissertações de mestrado, 168 teses de doutorado e publicados 1.620 artigos.

Alunos foram recebidos pelos diretores da Coppe

No evento, os novos alunos foram informados sobre cursos oferecidos pela instituição: “Transformando a sua ideia em produto”, com início em abril, destinado a estimular o aluno a desenvolver produtos a partir do conhecimento adquirido no curso e no dia-a-dia das experiências nos laboratórios, assim como incentivá-los a montar suas próprias empresas de base tecnológica; o “Curso Intensivo de Matemática Aplicada e Computação da Engenharia”, que será realizado de abril a junho, e o curso de “Metodologia Científica e Ética na Pesquisa”, oferecido nos meses de junho a julho, que aborda tópicos relativos à produção científica, como escrita de trabalhos, apresentação oral e desenho de experimentos.

Para os alunos que vêm de outros estados e do exterior, a Coppe criou um serviço com informações sobre aluguel de apartamento, abertura de conta corrente e contratação de planos de saúde, entre outras. Ele está disponível no endereço www.relacoesinstitucionais.coppe.ufrj.br.

Durante o evento, os novos alunos foram convidados a prestigiar a aula inaugural da Coppe de 2012, que será proferida pelo novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. A aula será no próximo dia 16 de março, a partir das 10 horas, no auditório do prédio novo da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, e terá como tema “Ciência, tecnologia e inovação – Estratégia para o país”.

Confira algumas imagens da recepção aos novos alunos
Novos alunos lotam o auditório da Coppe
Após a aula alguns alunos embarcam no ônibus a Hidrogênio da Coppe
Os alunos circulam no Ônibus a Hidrogênio da Coppe