Coppe marca presença no OMAE 2025, no Canadá
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Economia Azul / Energia / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 03/07/2025

Pesquisadores da Coppe/UFRJ participaram da 44ª edição da International Conference on Ocean, Offshore & Arctic Engineering (OMAE), realizada em junho, em Vancouver (Canadá) — um dos mais importantes eventos globais em engenharia offshore.
Representando a instituição, 13 docentes apresentaram mais de 25 trabalhos técnicos que abordam temas essenciais para a engenharia offshore e a sustentabilidade dos oceanos. Na área de “Integridade Estrutural e Métodos Numéricos”, foram apresentados estudos sobre tubos com revestimento mecânico, reforço adesivo, estruturas de FPSOs com corrosão por pite, e comportamento de painéis sanduíche sob cargas complexas. Ainda neste tema, também foram apresentadas pesquisas que envolvem simulações avançadas de fadiga em dutos submarinos e análises por elementos finitos das tensões induzidas durante a instalação.
Na área de “Sistemas Flutuantes & Amarrações”, foram apresentados estudos que envolvem análise do comportamento hidroelástico de FPSOs, influência de sistemas de ancoragem em plataformas flutuantes e comparação entre amarrações catenárias e complacentes. Já na de “Energias Renováveis Oceânicas” foram apresentadas as propostas de uso de OTEC e DOWA em Fernando de Noronha, os sistemas de quebra-mares flutuantes, e as soluções híbridas de energia térmica e eólica offshore.
Já no tema “Descomissionamento Submarino & Política Pública”, as apresentações envolveram propostas inovadoras utilizando Análise de Decisão Multicritério (MCDA) e Aprendizado de Máquina para otimizar o descomissionamento de ativos submarinos e a desmontagem de embarcações no Brasil.
Estiveram presentes ao OMAE, os professores da Coppe, Alexandre Landesmann, Antonio Carlos Fernandes, Daniel de Oliveira Costa, Ilson Paranhos Pasqualino, Joel Sena Sales Junior, José Renato Mendes de Sousa, Jean David Caprace, Luis Sagrilo, Marcelo Caire, Marcelo Igor Souza, Murilo Vaz, Segen Estefen e Theodoro Netto.
O evento também contou com a participação dos pesquisadores da Coppe, Caroline Ferraz Netto, Daniela Leite Correa, Emerson Martins de Andrade, Fernanda Lago, Gabriel Siqueira Machado, Inês Stephane Gurjão Freitas, Irving D. Hernandez, Jing Fang, John Chujutalli, Marina Leivas Simão, Paulo Mauricio Videiro, Ronghzi Wei e Waldy J. T. Zuniga.
Outro destaque da Coppe no OMAE foi a atuação de seus docentes como organizadores de áreas técnicas da conferência: o professor Theodoro Netto coordenou o comitê técnico de Pipeline, Risers, and Subsea Systems, e o professor Antonio Carlos Fernandes foi responsável pelas áreas de Ocean Engineering e pelo Specialty Symposium on OTEC and Correlate Devices.
Também estiveram representados no evento o Laboratório de Ondas e Correntes (LOC), o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LTS), o Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo), o Núcleo de Estruturas Oceânicas (NEO) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Materiais e Tecnologias de Baixo Impacto Ambiental na Construção Sustentável (Numats).
Essa participação demonstra o compromisso da Coppe com o avanço da engenharia offshore e com o desenvolvimento de uma economia azul sustentável para o Brasil.
- Economia Azul
- Energias Renovaveis
- Engenharia Oceânica
- Eolica Offshore
- MCDA
- OMAE