Coppe promove seminário sobre segurança aérea

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 29/05/2012

Acontece nos próximos dias 31 de maio e 1º de junho, quinta e sexta-feira, a terceira edição do Seminário em Segurança Aérea,o 3º WAS – Workshop on Aviation Safety, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ. O evento será realizado no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária.

Um dos temas de destaque do workshop é o projeto do Túnel de Vento Climático da Coppe, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que será inaugurado ainda esse ano.

Ilustração do Túnel de Vento Climático da Coppe

Já estão confirmadas as presenças do professor da Universidade da Flórida Sherif Ahmed Sherif, diretor da Divisão de Transferência de Calor da American Society of Mechanical Engineers (ASME), convidado especial do evento. Também estarão presentes técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, e da divisão de Certificação Aeronáutica.

O evento está sendo organizado pelos professores Atila Pantaleão Silva Freire, do Laboratório de Mecânica da Turbulência, e Renato Machado Cotta, do Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor, ambos do Programa de Engenharia Mecânica da COPPE/UFRJ. Confira abaixo a programação:

Programação:

3º Seminário em Segurança Aérea da Coppe/UFRJ – 3º WAS “Projeto do Túnel de Vento Climático da COPPE/UFRJ & Sensores de Velocidade Aeronáuticos (Tubos de Pitot)”

31 de maio, quinta-feira:

9:00-9:30h – Recepção e abertura do evento, com as presenças do prof. Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia, prof. Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ, e prof. Fernando Pereira Duda, chefe do DEM & PEM, POLI/Coppe/UFRJ.

9:30-10:15h – Profa. Juliana Braga Rodrigues Loureiro e Prof. Átila Pantaleão Silva Freire, NIDF/PEM/COPPE, Projeto e Instrumentação do Túnel de Vento Climático da COPPE/UFRJ.

10:15-11:00h – Eng. José Roberto Brito de Souza (PEM/COPPE), Kleber M. Lisboa (DEM/POLI), Prof. Carlos Antônio Cabral dos Santos (UFPB), e Eng. Mauricio Sendim (RGT), Análise Térmica do Túnel de Vento Climático da COPPE/UFRJ

11:00-11:45h – Prof. S.A. Sherif, University of Florida at Gainesville, Modeling of Heat Transfer in Aeronautical Sensors with Ice Accretion.

11:45-12:30h – Enga. Ivana Gabriela Cerqueira, Eng. José Luiz Zotin (INMETRO), Profa. Carolina P. Naveira Cotta e Prof. Sergio Camargo (PEMM/COPPE), Superficies Superhidrofóbicas Nanoestruturadas para Sensores Aeronáuticos: Modelos, Processo e Caracterização.

12:30-14:00h – Almoço

14:00-14:45h – Eng. Paulo Roberto Alves e Dr. Cesar Hess, Gerencia Geral de Certificação de Produto, Superintendência de Aeronavegabilidade – SAR, ANAC, São José dos Campos, Certificação de Sensores Aeronáuticos.

14:45-15:30h – Dr. Guilherme Araújo Lima da Silva, ATS4i, Análise de Similaridade de Transferência de Calor Túnel-Vôo para Projeto e Certificação de Sondas Aeronáuticas do Tipo Pitot.

15:30-16:15h – Eng. Luciano Martinez Stefanini, Prof. Dr. Otávio de Mattos Silvares e Prof. Dr. Euryale Jorge G. J. Zerbini, USP e Instituto Mauá de Tecnologia, Transferência de Calor em Aerofólios com Formação de Gelo.

16:15-17:00h – Kleber M. Lisboa, Eng. José Roberto Brito de Souza, Enga. Ivana G. Cerqueira, Eng. José Luiz Z. Zotin, e Profa. Carolina P. Naveira Cotta, Modelos para Problemas Conjugados de Transferência de Calor em Tubos de Pitot e Validação com Testes em Vôo do A4 Skyhawk.

1 de junho, sexta-feira

9:00h-12:00h – Discussões e recomendações ao Projeto do Túnel de Vento Climático da COPPE/UFRJ