Coppe promove workshop sobre processamento de sinais e IA para tecnologia de Defesa

Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia Elétrica / Engenharia Oceânica / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 11/05/2023

O Laboratório de Processamento de Sinais (LPS) da Coppe/UFRJ promove nesta sexta-feira, 12 de maio, o workshop “Processamento de Sinais e Inteligência Computacional para a Tecnologia de Defesa”. O workshop será realizado no auditório do PEE, sala H-322, às 13h, e terá transmissão via Zoom. Do evento participarão pesquisadores de três programas acadêmicos da Coppe (Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica e Engenharia Oceânica), além de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com o professor José Manoel de Seixas, do Programa de Engenharia Elétrica, a colaboração do LPS com a Marinha do Brasil começou no início dos anos 1980, se concentrando em acústica submarina e sistemas sonar. “Com o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que constrói quatro submarinos convencionais e um nuclear, esta colaboração se reforçou muito. Temos, ainda, o curso de especialização de Guerra Acústica, que oferecemos, pela Coppe, para oficiais de Marinha. Recentemente, iniciamos colaboração com o IME, na detecção e classificação de drones, que representam uma tecnologia cada vez mais em evidência, pois permite uma defesa descentralizada”, explica Seixas.

Para obter o link da transmissão, entre em contato com: seixas@lps.ufrj.br.