Coppe recebe delegação da Petronas
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Mecânica / Institucional Coppe / Notícias
Data: 11/03/2025

A Coppe/UFRJ recebeu nesta terça-feira, 11 de março, uma delegação da petrolífera malaia Petronas, liderada pela country head da empresa, Suhana Sidik, para uma reunião sobre projetos de interesse comum, sobretudo em captura de carbono. O primeiro acordo entre as partes será assinado em abril e trata do armazenamento de gás em cavernas de sal, que será realizado no Laboratório Multiusuário em Modelagem Centrífuga (LM²C), sob coordenação dos professores Maria do Carmo Cavalcanti, professora da Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e Marcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe.
De acordo com a professora Maria do Carmo, “a tecnologia é conhecida, mas sua aplicação em águas profundas e ultraprofundas não tem precedentes”, explicou.
Em seguida, o professor Gustavo Rabello dos Anjos, professor do Programa de Engenharia Mecânica, abordou a possibilidade de captura de carbono em aquíferos salinos, com o desenvolvimento de softwares para a previsão da capacidade de armazenamento e simulação da injeção.

Participaram da reunião a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; a diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; e o diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono, Alfredo Renault.
Após a reunião, a comitiva da Petronas visitou o LM²C e outros dois laboratórios da Coppe, o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce). Além da country head Suhana Sidik, representaram Jonas Queiroz de Castro, Leonardo Berriel, Flavia Freire Oliveira e Felipe Nascimento
Em janeiro, a Coppe assinou um memorando de entendimento com a UTP em biocombustíveis, CCUS, hidrogênio de baixa emissão, corrosão e outros temas: https://coppe.ufrj.br/planeta-coppe/coppe-recebe-pesquisadores-da-universidade-tecnologica-petronas/.
Sobre a Petronas
A Petronas (abreviação de Petroliam Nasional Berhad) é uma empresa global de energia, presente em mais de 100 países, e cujo portfólio inclui petróleo, gás, produtos petroquímicos, energias renováveis, captura e armazenamento de carbono.
Totalmente estatal, a empresa possui todas as reservas de petróleo e gás natural da Malásia. É reconhecida como uma das “novas sete irmãs”,* empresas estatais influentes no setor de petróleo e gás fora da OCDE.
*1) Aramco, Arábia Saudita; 2) Gazprom, Rússia; 3) CNPC, China; 4) NIOC, Irã; 5) PDVSA, Venezuela; 6) Petrobras, Brasil; e 7) Petronas, Malásia.
- Captura de Carbono
- CCS
- Descarbonização
- Parceria Internacional