Coppe recebe missão da Innovation Norway
Planeta COPPE
Data: 02/07/2025

Reconhecida como centro de excelência em ciência e tecnologia, a Coppe/UFRJ reafirma sua posição como referência em pesquisa de ponta e inovação com alto potencial de impacto para o setor produtivo. Nesta terça-feira, 1° de julho, a instituição recebeu a visita de Patrick Reurink, conselheiro para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Innovation Norway — a principal agência do governo norueguês dedicada à promoção da inovação e do desenvolvimento econômico das empresas do país (saiba mais no site em inglês).
A missão norueguesa veio conhecer de perto projetos estratégicos desenvolvidos por laboratórios da Coppe com foco em desafios globais e oportunidades de transição energética. Os temas tratados são de interesse direto para empresas de óleo e gás em busca de soluções sustentáveis, inovadoras e com potencial de aplicação industrial: combustíveis de baixa emissão de carbono, automação, robótica, energias renováveis e modelagem de cenários integrados de energia e clima.

Durante o encontro, o professor André Lucena, do Programa de Planejamento Energético, apresentou os Modelos de Avaliação Integrada (IAMs) desenvolvidos pelo laboratório Cenergia. Com duas décadas de expertise, o grupo criou ferramentas únicas, como Caesar e Orion (voltados a refinarias), Bloem (bioenergia), Mesh (energias renováveis), Hermes (transportes), Blues (energia e uso da terra em escala nacional), Coffee e Tea (modelos globais de energia e economia). O Brasil, graças ao Cenergia, é hoje o único país do Sul Global com um IAM de alcance global voltado à energia e mudanças climáticas — um diferencial estratégico no cenário internacional.
O professor Henrique Pacheco, do Programa de Engenharia Química, apresentou a infraestrutura de ponta do Núcleo de Catálise (Nucat), referência em processos catalíticos voltados à transição energética. Foram apresentados projetos sobre pirólise de biomassa e de resíduos plásticos, além de reações catalíticas com etanol e CO₂, gerando produtos de alto valor, como amônio, etileno, hidrogênio verde e combustível sustentável de aviação (SAF).

A delegação da Innovation Norway também conheceu o LabOceano, um dos maiores tanques oceânicos do mundo, e o Laboratório de Controle e Automação (Lead), onde são desenvolvidos robôs e drones — aéreos, terrestres e submarinos — voltados à inspeção de áreas de mineração e exploração de petróleo, com aplicação em grandes projetos em parceria com grandes empresas.
Estiveram presentes no encontro a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa; o diretor do Centro de Soluções de Baixo Carbono, Alfredo Renault; o coordenador da Coppe Internacional, Pedro Spadale. Também representaram a Innovation Norway, Pilar Neves, gerente de Projetos para América do Sul; e Isabella Lacerda. A visita reforça o papel estratégico da Coppe como elo entre conhecimento científico de excelência e a indústria global em busca de inovação, sustentabilidade e competitividade.