Coppe recebe vice-ministro de C&T da China para seminário sobre inovação em energia e mudança climática

Planeta COPPE / Notícias

Data: 18/06/2019

A Coppe/UFRJ receberá nesta quarta-feira, 19 de junho, o vice-ministro de Ciência e Tecnologia da China, Li Meng, que participará do “Seminário de Alto Nível China-Brasil para Inovação em Energia e Mudança Climática”. Promovido pelo Centro China-Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, sediada em Pequim, o evento será realizado, a partir das 9 horas, no Centro de Tecnologia 2.

O seminário contará com a presença do coordenador-geral do Clima do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Márcio Rojas; do vice-reitor eleito da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão da Rocha; do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, entre outros.

Após o evento, a comitiva chinesa conhecerá tecnologias desenvolvidas na Coppe, como o trem de levitação magnética Maglev–Cobra, e o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, e visitará o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e o Supercomputador da Coppe, instalado no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce).

O seminário contará apresentações do conselheiro de Ciência e Tecnologia da embaixada da China, Gao Changlin; do diretor do Centro-China Brasil, professor Dehua Liu; do representante do BYD no Brasil, Li Tie; e dos professores da Coppe, Paulo Emílio de Miranda (Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais) e Pedro Rochedo (Programa de Planejamento Energético).

Sobre o Centro China-Brasil

O Centro China-Brasil é resultado da cooperação tecnológica e acadêmica firmada em 2008 entre a Coppe/UFRJ, maior centro de pesquisa em engenharia da América Latina, e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. Desde sua inauguração, em 2009, o Centro está sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim. Possui um Conselho Executivo formado por representantes dos dois países: pelo Brasil, o Centro é presidido pelo professor Luiz Pinguelli Rosa e pela China pelo professor He Jiankun, e tem como diretores os professores Romildo Toledo, da Coppe, e Liu Dehua, da Universidade de Tsinghua.

Com representações na China, em Tsinghua, e no Brasil, na Coppe, no Rio de Janeiro, o Centro China-Brasil desenvolve projetos nas seguintes áreas: produção de biodiesel; sustentabilidade urbana, do qual participam também pesquisadores da Universidade de Virgínia; energia eólica e aquecimento solar térmico; além de projetos de veículos híbridos movidos a hidrogênio e outras fontes.

• energia e mudança climática