Coppe sedia Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 20/08/2010
A Coppe amplia sua contribuição para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Instituição brasileira que possui o maior número de pesquisadores (sete) no próximo relatório do IPCC, a Coppe vem ampliando o número de projetos e pesquisas voltados para o combate ao aquecimento global. Uma das mais recentes iniciativas da instituição é o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), criado pelo Governo federal, que reúne uma centena de cientistas de diferentes instituições brasileiras e tem como finalidade produzir relatórios periódicos sobre o clima e os efeitos das mudanças climáticas no país.
Presidido pela professora Suzana Kahn Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, o Comitê Científico do Painel já começou a trabalhar na produção do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre a Mudança Climática (RAN1). Segundo Suzana, o documento será divulgado Rio+20, conferência que a ONU promoverá no Rio de Janeiro em 2012.
O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas foi criado pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, que encarregaram a Coppe de sediar, gerenciar e executar suas atividades. Inspirado no modelo de funcionamento e na estrutura do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o IPCC da ONU, o Painel brasileiro destina-se a produzir relatórios periódicos que deverão servir de ferramenta para a formulação de políticas públicas e auxiliar os tomadores das decisões em relação ao clima no Brasil.
Graças ao conhecimento acumulado em mais de três décadas de pesquisa sobre as mudanças climáticas e seus impactos sobre os sistemas naturais e socioeconômicos no Brasil, a Coppe tem tido uma importante atuação nas iniciativas voltadas para o combate aos efeitos das mudanças no clima. Outra iniciativa da instituição é o Instituto do Clima, criado em outubro do ano passado, com o apoio do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT). O Instituto reúne vários grupos de pesquisa da Coppe que desenvolvem estudos de identificação de vulnerabilidades, ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no país.
A instituição também sedia, desde 2004, o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que reúne 120 representantes da academia, organizações da sociedade civil e entidades empresariais. O Fórum também teve participação ativa na criação da Política e do Plano Nacional de Mudança Climática lançado pelo Governo Federal em 2007, e na formulação da proposta brasileira apresentada pelo Presidente Lula na COP-15, Conferência da ONU realizada em dezembro de 2009, em Copenhague.
- Mudanças Climáticas