Diretor da Coppe critica cortes e diz temer colapso do sistema de Educação

Planeta COPPE / Notícias

Data: 14/05/2019

“Assim como outras sociedades não souberam preservar suas conquistas e seguir inovando, tenho medo de que essas medidas nos levem a um colapso, e que depois seja tarde para que algo possa ser feito para revertê-lo”, advertiu o diretor da Coppe/UFRJ, Edson Watanabe. Inspirado no livro “Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso”, de Jared Diamond, o diretor da Coppe criticou os sucessivos cortes nos orçamentos da Educação e da Ciência e Tecnologia no país durante uma reunião entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e representantes da comunidade científica, realizada dia 9 de maio em Brasília.

Ao rebater a percepção equivocada e a campanha contra a universidade pública brasileira,  responsável por 95% da produção científica do país,  Watanabe cita uma apresentação feita pelo Presidente da Capes, Anderson Correia, em recente visita à Coppe, na qual declarou que “muitas vezes a academia é criticada injustamente, e deu como exemplo um comentário recente de um jornalista que disse que a universidade brasileira deveria cooperar com a indústria, como faz a universidade americana”.

Ao rebater as palavras do jornalista, Correia lembrou que “a Coppe tem um patamar de cooperação semelhante ao do Massachussets Institute of Technology (MIT) e superior ao da California Institute of Technology (Caltech)…  “Na Coppe, 70% dos programas atingem o grau de excelência, com notas 6 e 7. É a instituição do país com maior colaboração industrial. A UFRJ tem 40% de programas 6 e 7, um dos maiores percentuais do país”, ressaltou.

A reunião em Brasília foi uma das atividades do movimento #cienciaocupabrasília, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciência (ABC), e teve como objetivo discutir estratégias para recuperar o orçamento do ministério e obter mais recursos para a ciência brasileira.

Na véspera, foi lançada na Câmara dos Deputados, a “Iniciativa de C&T no Parlamento – ICTP.br”. A iniciativa é coordenada pela SBPC e ABC, e conta com o apoio de diversas entidades da comunidade de ensino e pesquisa, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) e o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), presidido pelo diretor de Orçamento e Controle da Coppe, Fernando Peregrino.