Engenharia Civil da Coppe promove primeiro evento de comemoração dos 50 anos do Programa

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 23/02/2017

No próximo dia 7 de março, o Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe/UFRJ dá início às comemorações dos 50 anos do Programa com uma cerimônia de formatura que reunirá 111 alunos – 77 de mestrado e 34 de doutorado – que concluíram o curso em 2016. O evento terá início, às 10 horas, no auditório Horta Barbosa, no bloco A, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Durante a cerimônia de formatura – a primeira na história do Programa – será prestada uma homenagem a professores e técnicos-administrativos aposentados que contribuíram na construção do PEC, um programa que já formou 2.512 mestres e doutores e desde 2004 mantém a nota máxima (7) na avaliação da Capes.

A mesa de abertura da cerimônia contará com a participação do reitor da UFRJ, professor Roberto Leher; do vice-diretor da Coppe e professor do PEC, Romildo Toledo; e do coordenador do Programa de Engenharia Civil da Coppe, professor Otto Correa.

Sobre o PEC

Criado em 1967, o Programa de Engenharia Civil da Coppe consolidou em sua trajetória posição de liderança nacional no ensino e na pesquisa, mantendo forte interação com indústrias, empresas e órgãos de governo. Conta com 54 professores e 57 funcionários técnicos-administrativos e já formou até o momento 1.789 mestres e 723 doutores.

Entre suas realizações, o PEC destaca-se pelo papel pioneiro na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de tecnologia nacional para projetar estruturas de produção de petróleo e gás, assim como para soluções nas áreas de geotecnia e recursos hídricos. É reconhecido por importantes contribuições na contenção de encostas, em estudos de movimentação de solos e no controle de enchentes e alagamentos.

As linhas de pesquisa do programa se concentram nas seguintes áreas: Petróleo e Gás; Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Estruturas e Materiais; Sistemas Computacionais, Geotecnia e Mecânica Computacional.