Espaço COPPE Inaugura a Mostra
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 19/07/2002
O Espaço COPPE Miguel de Simoni apresenta a mostra “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Humano”. O primeiro evento promovido pelo Espaço traz ao público aplicações da ciência no mundo moderno, reunindo vários experimentos e painéis que explicam fenômenos com os quais convivemos em nosso dia-a-dia. A mostra está aberta ao público,de segunda a quarta-feira, das 10 às 16:30, através de visitas programadas que podem ser agendadas pelo telefone 2562- 8296. O Espaço COPPE fica no Bloco I 2000, no Centro de Tecnologia da UFRJ, campus universitário, Ilha do Fundão.
Na cerimônia de inauguração da exposição, o Espaço prestou uma homenagem ao professor do Programa de Engenharia de Produção, Miguel de Simoni, falecido recentemente, um dos maiores entusiastas de projetos como este que estimulam a integração universidade e sociedade.
Ciência viva
A mostra, que contou com o apoio da Fundação COPPETEC e da Fundação VITAE, traz experimentos e painéis sobre cinco grandes áreas: Matéria, Fundamentos Científicos da Engenharia, Informação e Comunicação, Produção e Trabalho, Meio Ambiente e Transportes. O evento apresentará resultados de atividades de pesquisas realizadas por 12 laboratórios da COPPE e de outras unidades da UFRJ. Durante a visita, o público poderá compreender, por exemplo, como as ondas sonoras emitidas pelos golfinhos inspiraram especialistas da indústria do petróleo a desenvolverem formas de identificar e monitorar reservatórios de óleo no mar, através da propagação de ondas sísmicas. Os amantes da ficção científica certamente vibrarão ao ver o mini-protótipo de um veículo no qual será possível viajar em futuro bem próximo, graças a aplicação de tecnologias que usam nitrogênio líquido e pastilhas supercondutoras sobre campos magnéticos. Trata-se de um trem que levita sobre trilhos a uma velocidade de 500 km/ h.
Vários outros fascinantes experimentos da ciência serão apresentados na Mostra, com o apoio de monitores especialmente treinados. Capazes de fabricar raios, antigas máquinas que surgiram a partir de pesquisas sobre eletricidade prometem gerar muitas surpresas ao público. Outra atração é a visita às instalações do laboratório de Hidrogênio da COPPE. Uma oportunidade imperdível para constatar o fenômeno que revela que a matéria, além do líquido, do sólido e do gasoso tem um quarto estado, denominado Plasma. Este se torna visível na mistura dos gases nitrogênio e hidrogênio ionizados, apresentando uma inconfundível coloração púrpura. Os aficcionados pela informática poderão navegar em ambientes de realidade virtual e conferir de que forma é possível falar pela luz, através das fibras ópticas.
Para o professor Roberto Bartholo, coordenador do Espaço COPPE, o objetivo do projeto é estimular o diálogo entre o conhecimento gerado na universidade e as soluções concebidas pela engenharia “que tornam nossa vida mais digna e humana”. Com este Espaço, a universidade ganha, através da inauguração desta Mostra, mais um centro de difusão científica e tecnológica voltado à reflexão crítica sobre a evolução das pesquisas no país e no mundo. “O intuito, afirma o professor, é garantir ao público um local que estimule a curiosidade dos jovens sobre os avanços da ciência e sua aplicação em favor da sociedade.”
Confira abaixo os dez temas expostos na Mostra:
Ecos do Petróleo
Raios Artificiais
Voando Baixinho
Falando pela Luz
A Água nos Três Estados
Engenharia: projetos feitos para os seres humanos?
Viagem ao Fundo do Mar
Balança mas não vira
Realidade Virtual
O Quarto Estado da Matéria
Momentos da Inauguração