Estudantes apresentam projeto no estande do Pnuma

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 16/06/2012

Uma equipe formada por estudantes da Coppe/UFRJ e da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli/UFRJ) participou neste sábado, 16 de junho, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, do evento Students for Sustainability, promovido pela Siemens em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Coppe. Durante o encontro, alunos de universidades de cinco países e o grupo multinacional Siemens Future Influencers apresentaram propostas para solucionar questões locais relativas à sustentabilidade.

Ao final do evento, a Siemens concedeu 7 mil euros ao grupo primeiro colocado, composto por alunos da Universidade de Tsinghua (China), para o desenvolvimento do projeto. Os estudantes apresentaram uma proposta para levar energia a áreas rurais da China, que prevê a utilização de biodiesel. Em segundo lugar ficou a equipe da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, que recebeu 3 mil euros.

Primeiro grupo a se apresentar, a equipe da Coppe e da Poli/UFRJ apresentou o projeto Waste management and energy supply in Rio´s favela: the integration of different approaches. O trabalho propõe diferentes alternativas para redução do consumo de energia e foi focado na morro Santa Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Entre as alternativas propostas está a utilização de coletores solares para aquecimento da água do banho; a instalação de sistemas fotovoltaicos para geração de energia a partir do sol; a construção de telhados verdes; e a implantação da coleta seletiva de lixo associada à instalação de biodigestores para produção de energia a partir de biogás.

A equipe brasileira foi formada por: Victória Santos, mestranda do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ; Beatriz Watanabe, doutoranda do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ; Ana Carolina Deveza, graduanda de Engenharia Ambiental da UFRJ; e Ana Laura Moreira de Souza, graduanda de Engenharia Civil da UFRJ. O grupo teve como orientador o professor André Lucena, do Programa de Planejamento Energético.