Ex-diretor da Coppe recebe título de professor emérito da UFRJ

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 17/04/2013

Um profissional respeitado em todas as instituições por onde passou, um professor admirado por seus colegas e alunos e uma pessoa querida por aqueles que convivem ou conviveram com ele. Essa é impressão que fica de Sandoval Carneiro Júnior, diretor da Coppe/UFRJ no período 1982-1985 e professor aposentado do Programa de Engenharia Elétrica, que no último dia 15 de março recebeu o título de professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A homenagem foi prestada em sessão solene do Conselho Universitário da UFRJ, que reuniu dezenas de convidados no salão do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, no Flamengo.

A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Gestão e Governança da UFRJ, Araceli Cristina de Sousa Ferreira, que representou o reitor da universidade, Carlos Antônio Levi da Conceição, que não pôde comparecer. A mesa da sessão contou também, além do homenageado, com as presenças dos professores Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia da UFRJ; Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; Edson Watanabe, diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe; Ericksson Rocha e Almendra, diretor da Escola Politécnica da UFRJ; e Luís Guilherme Rolim, vice-chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ e professor de Engenharia Elétrica da Coppe.

Os integrantes da mesa destacaram momentos marcantes da trajetória acadêmica do professor Sandoval Carneiro Júnior. O professor Luiz Pinguelli Rosa, lembrou que, a primeira vez que ocupou a Diretoria da Coppe, em 1986, substituiu justamente o professor Sandoval. “Vivíamos uma época difícil, com poucos recursos. Era a transição do governo militar para o período de restauração da democracia. O Sandoval teve um papel muito importante. Ele enfrentou tudo isso e preservou a Coppe de ameaças de todos os tipos”, recordou Pinguelli.

A saudação ao professor Sandoval foi feita pelo diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe, Edson Watanabe, que, entre outros pontos, destacou o jeito gentil com o qual o homenageado sempre tratou a todos. “Sandoval é um gentleman e um profissional extremamente respeito por todos aqueles que trabalharam com ele”, disse.

Ex-aluno de Sandoval, o professor Luís Guilherme Rolim ressaltou o equilíbrio de Sandoval, entre o técnico e o humano. O professor Walter Suemitsu falou sobre o cavalheirismo de Sandoval, que sempre demonstrou o cuidado de ouvir todas as pessoas antes de tomar suas decisões. Já o professor Erickson Almendra lembrou do extraordinário equilíbrio demonstrado pelo professor agora emérito. “Sandoval nunca descuidou da sala de aula, dos laboratórios e dos alunos. Nunca fez distinção entre graduação ou pós-graduação”, disse.

Ao receber o título de professor emérito da UFRJ, Sandoval Carneiro Júnior agradeceu a todos e fez uma breve retrospectiva de sua carreira. Nascido em João Pessoa, na Paraíba, em novembro de 1945, Sandoval lembrou de sua chegada ao Rio de Janeiro para fazer o mestrado na Coppe. Recordou, entre outros fatos, do convívio com o professor Alberto Luiz Coimbra, fundador da instituição.

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela PUC-SP (1968), Sandoval Carneiro Junior é mestre em Engenharia Elétrica pela Coppe (1971) e obteve o título de PhD em Engenharia Elétrica pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, em 1976. Foi admitido em 1970 na Coppe, onde foi diretor entre 1982 e 1985, e passou a professor titular em 1993, se aposentando em abril de 2011. Foi diretor-geral da Capes, entre 1991 e 1992. Desde setembro de 2011, é gerente-geral de Parcerias e Recursos do Instituto Tecnológico Vale – ITV.