Funcionário da Diretoria da COPPE é agraciado pelo Ministério do Planejamento
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 06/02/2003
O Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão agraciou o funcionário da COPPE Fernando Sepúlveda com a medalha Voluntários da Qualidade no Serviço Público, em reconhecimento ao relevante apoio que o profissional tem dado às ações do Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF), em seus cinco anos de implantação.
O administrador Fernando Sepúlveda é Assessor de Sistemas da Qualidade da Diretoria de Planejamento Organizacional e Administração da COPPE. Desde a criação do PQGF, em 1998, ele vem contribuindo efetivamente para a melhoria da Gestão das Organizações Públicas, como examinador do Prêmio. No ano passado, Fernando Sepúlveda foi um dos instrutores dos novos voluntários que estavam se preparando para atuar na banca examinadora.
Instituído em 3 de março de 1998, O Prêmio Qualidade do Governo Federal é uma das ações estratégicas do Programa da Qualidade no Serviço Público, do Plano Avança Brasil. Esta premiação tem como finalidade reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem, mediante avaliação feita por uma banca examinadora, um desempenho institucional compatível com as faixas de reconhecimento e premiação.
Os examinadores avaliam as instituições candidatas com base no modelo de Excelência em Gestão Pública, alinhado com os modelos de gestão utilizados pelos setores público e privado em mais de 60 países, dentre eles os prêmios President’s Quality Award (específico para organizações públicas) e Malcon Baldrige National Quality Award, dos Estados Unidos; o Prêmio Europeu de Qualidade, o Prêmio Ibero-Americano de Qualidade e o brasileiro Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
O trabalho de análise desenvolvido voluntariamente pelas bancas examinadoras e pelos juízes, duram aproximadamente 20 mil horas. Esta missão é cumprida em parceria com pessoas e organizações que colaboram com o Programa, acreditando na transformação da gestão pública.