Fundos gerenciados pela Coppetec recebem mais de R$ 4 milhões em doações para a UFRJ

Planeta COPPE / Fundação Coppetec / Notícias

Data: 23/07/2020

Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa do COVID-19, Nupem/UFRJ

A Fundação Coppetec mobiliza uma extensa rede de solidariedade no combate ao coronavírus. Cerca de 3 mil pessoas e empresas já doaram mais de R$ 4 milhões aos três fundos gerenciados pela fundação, cujos recursos estão suprindo parte das necessidades emergenciais do complexo hospitalar da UFRJ, ampliando número de leitos, financiando testes, equipamentos e pesquisas realizadas na Universidade para o combate à Covid-19.

A campanha ganhou adesão da classe artística. Ana Botafogo, Evandro Mesquita, Jorge Vercillo, Nathalia Dill, Taís Araújo, Yamandu Costa,Wladimir Jung, entre outros, postaram lives em seus perfis nas redes sociais, contribuindo para sensibilizar a sociedade em relação às necessidades emergenciais da UFRJ, cujas unidades, entre elas a Coppe/UFRJ, têm atuado em várias frentes no combate ao novo coronavírus.

No Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ o valor arrecadado por meio da fundação possibilitou contratação de mão de obra técnica temporária; construção de 60 novos leitos de UTIs e 100 novos leitos de enfermaria; reformas no Centro de Terapia Intensiva; compra de equipamentos; aplicação de testes gratuitos, entre outras iniciativas. Também contribuiu para acelerar os testes do Ventilador de Exceção para Covid-19 UFRJ (VExCO), desenvolvido por pesquisadores da Coppe, com a colaboração de outras unidades. Além das doações em dinheiro, os fundos contam também com doações de materiais e de equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Segundo o professor Marcos Freire, diretor do HUCFF, as doações permitiram antecipar o atendimento dos primeiros pacientes vítimas da Covid-19. “Pudemos planejar e estruturar o hospital para melhor atendê-los. Saímos na frente até mesmo dos hospitais de campanha”, ressalta o diretor do HUCFF, no qual já foram atendidos mais de mil pacientes com sintomas do coronavírus, dentre os quais 438 hospitalizados até a noite do dia 22/07.

As doações também possibilitaram reparos nas redes hidráulica e elétrica do hospital, viabilizando a instalação de dois novos geradores de energia de 750 KVA que já tinham sido comprados, mas aguardavam obras de infraestrutura para serem instalados. Os alunos da Faculdade de Medicina que realizam testes em pacientes internados com suspeitas de coronavírus e ajudam na comunicação entre os pacientes internados e seus familiares também estão sendo pagos com bolsas financiadas pelos fundos.

Pesquisa e Diagnóstico do Covid-19 em Macaé

Além do ventilador pulmonar, o projeto “Pesquisa e Diagnóstico Molecular do Covid-19 no Município de Macaé/RJ e Região” também conta com um fundo exclusivo para doações. Pesquisadores do Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (Nupem/UFRJ) realizam testes por RT-PCR, o “padrão ouro”,já utilizados em outros países, que servem para a detecção da doença em estágio inicial. Os materiais são coletados nos pacientes atendidos no Centro de Triagem, em Macaé. O projeto conta com o trabalho de 24 profissionais (professores e técnicos-administrativos) e estudantes de pós-graduação. Até o momento, foram realizados quase 2 mil testes.

Laboratório de Campanha para Testagem e Pesquisa do COVID-19, Nupem/UFRJ

“Os recursos das doações possibilitaram a ampliação do laboratório, aumentando a capacidade de testagem, de 10 para 120 testes por dia”, ressalta o professor Rodrigo Nunes, diretor do Nupem.

O projeto conta também com o apoio do Ministério Público do Trabalho, que destinou ao fundo mais de 350 mil reais provenientes de multas e de indenizações cobradas judicial ou extrajudicialmente. Esse valor possibilitou a compra de um equipamento extrator de RNA que vai impulsionar a realização de testes e da pesquisa de sequenciamento genético do vírus.

“Com o sequenciamento genético vamos poder identificar as especificidades dos vírus que estão circulando na região, traçar sua trajetória e origem. O laboratório se tornará referência para análise molecular de vírus e de outros patógenos presentes na região. Um legado que poderá ser utilizado por outros pesquisadores”, fala com orgulho o professor Rodrigo.

“O sucesso dos resultados obtidos pode tornar esses fundos modelo para outras iniciativas de interação entre o setor público e privado para o fomento à Ciência e Tecnologia na era pós-pandemia”, afirma o diretor-executivo da Fundação Coppetec, Fernando Peregrino.

Saiba como contribuir e fazer a doação para os três fundos

Fundo de Apoio aos hospitais da UFRJ

Agencia: 2234-9
Conta: 55.620-3

Fundo de Apoio ao Ventilador Pulmonar (VExCO) para o COVID-19

Agência: 2234-9

Conta: 55.622-X

Para transferência de outros bancos, o dígito “X” deve ser substituído por “0” (zero)

Após a doação envie o comprovante para doador.respirador@coppetec.ufrj.br

Caso queira recibo da COPPETEC para fins fiscais é preciso solicitar pelo mesmo e-mail.

Fundo de Apoio ao Diagnóstico Molecular do COVID-19 no município de Macaé e Região

Agência 2234-9
Conta: 55.633-5
Atenção: Após o depósito o comprovante deve serenviado para o email: doadormacae@coppetec.ufrj.br. Por esse e-mail, será remitido um recibo para fins fiscais e contábeis. O doador pode ficar anônimo.

Todas as execuções de despesas em andamento, pagamentos realizados e suas respectivas notas fiscais dos fundos geridos pela Fundação Coppetec podem ser acompanhadas em tempo real no site da instituição:

• Coppetec