Hackathon “Desafio para Transições Sustentáveis na Economia Cervejeira 2025”
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 19/03/2025

A Coppe/UFRJ promove de 28 a 30 de abril o hackathon “Desafio para transições sustentáveis na economia cervejeira 2025”. O hackathon, organizado pelo Centro Avançado em Sustentabilidade, Ecossistemas Locais e Governança (Casulo), visa fomentar a criação de propostas inovadoras e tecnológicas ao longo da cadeia cervejeira, respondendo também aos desafios da transição sustentável. As inscrições estão abertas até dia 31 de março.
O evento é destinado a alunos de graduação ou pós-graduação da UFRJ, com interesse em desenvolvimento tecnológico, inovações e transições sustentáveis. Até 30 participantes serão selecionados e organizados em até seis grupos de até cinco pessoas. Cada grupo deve apresentar uma ideia inicial de projeto, que será aprimorada ao longo do evento com suporte técnico da organização e colaboração entre os participantes. A premiação para 1º lugar será de R$2.500,00.
O setor cervejeiro representou 1,6% do PIB brasileiro em 2023. O número de cervejarias cresceu 6,8% naquele ano em relação a 2022, e o volume de cerveja produzido aumentou 1,4%. As cervejarias artesanais, embora ocupem 3% do mercado, representam 97% das fábricas. Considerando que as cervejarias artesanais possuem recursos financeiros limitados, as soluções desenvolvidas devem ser acessíveis e de baixo custo, garantindo viabilidade e impacto positivo no setor.
O evento contará com: fórum aberto ao público no primeiro dia: Palestras e treinamentos sobre eco-concepção e eco-inovação na indústria cervejeira; e hackathon com desenvolvimento prático: o resultado final do evento deverá ser desenvolvido utilizando processos de impressão 3D e pode incluir outras tecnologias como arduino, drones ou realidade virtual.
Além do Casulo, laboratório, coordenado pela professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia da Produção, o evento conta com apoio do Centro de Estudos e Prática de Engenharia para Desastres (Ceped); das pró-Reitorias de Pós-Graduação (PR-2) e de Extensão (PR-5) e financiamento da Capes e da Faperj.
O hackathon será realizado na Incubadora de Empresas da Coppe, R. Hélio de Almeida, S/nº – Cidade Universitária.
Temas propostos para o desafio:
- Soluções para monitoramento do plantio do lúpulo;
- Soluções para otimização do processo de fermentação cervejeira;
- Soluções para o transporte ergonômico de barris;
- Soluções inteligentes para o controle de pressão em embalagens sensíveis;
- Soluções para preservação, armazenamento e dispensa de bebidas;
- Soluções para controle da carga orgânica nos efluentes de cervejarias;
- Soluções para limpeza autônoma de reservatórios e equipamentos em cervejarias;
- Soluções para rastreabilidade e recuperação de barris;
- Soluções para otimização da logística e transporte de barris
Confira as informações completas e inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/hackathon-desafio-para-transicoessustentaveis-na-economia-cervejeira/2868704.
- Cerveja
- hackathon
- Indústria
- Inovação
- Sustentabilidade