Incubadora de Empresas da COPPE recebe três novas empresas
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 23/11/2005
A Incubadora da COPPE/UFRJ acaba de selecionar três novos empreendimentos. Todos crias da própria casa: duas empresas surgiram de pesquisas desenvolvidas na COPPE, a BrStreams, do Laboratório de Computação Paralela, e a Controllato, do Laboratório de Estruturas. A terceira é a empresa Kognitus, proveniente do Instituto de Matemática da UFRJ. As empresas participaram do edital lançado em maio deste ano, no qual concorreram 33 projetos. Com as novas residentes, a Incubadora contará com 14 empresas de tecnologia de ponta sob seu suporte físico e gerencial.
Segundo o seu coordenador, Maurício Guedes, a Incubadora de Empresas da COPPE serve como exemplo de que o conhecimento produzido nos laboratórios de pesquisa das universidades pode se transformar em benefício direto e produtos efetivos para a sociedade. Primeira do Rio de Janeiro em faturamento – R$ 66 milhões em 2004 -, a Incubadora da COPPE já graduou, em onze anos de atividades, 26 empresas em diversas áreas. Os projetos nela desenvolvidos estão inseridos principalmente em três áreas de negócios: petróleo e energia; meio ambiente; e tecnologia da informação.
Inovação tecnológica marca o perfil das novas empresas
A BrStreams é formada por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Computação Paralela da COPPE e chega a Incubadora com um sistema inovador de distribuição em grande escala, pela internet, de vídeos digitais sob demanda (Vídeo on Demand – VoD). O produto é o GloVE – Global Vídeo Environment –, e permite que clientes domésticos e corporativos, com acesso a banda larga, assistam vídeos em tela cheia no monitor do computador ou da tevê, com qualidade de DVD. O GloVE atende simultaneamente um número ilimitado de clientes, com exibição individualizada, e é baseado em uma tecnologia pioneira de administração e compartilhamento dinâmico de fluxos de vídeos desenvolvida pelo Laboratório de Computação Paralela.
Esta nova tecnologia minimiza a quantidade de tráfego gerado na rede de comunicação ao mesmo tempo em que garante a exibição do vídeo em alta qualidade. No mercado atual, a tecnologia para VoD é baseada em solução de hardware, que utiliza cache de vídeos em discos rígidos (solução CACHE). O GloVE inova ao ser uma solução inteiramente criada em software capaz de reduzir o custo de investimento por cliente de 100 a 200 vezes, em comparação com a solução CACHE.
A Controllato é uma empresa que surgiu do Laboratório de Estruturas da COPPE e vai oferecer tecnologia de ponta em soluções para redução de vibrações em estruturas civis e industriais, utilizando sistemas de controle dinâmico. Esses sistemas de controle são constituídos por dispositivos mecânicos ou eletromecânicos fixados à estrutura. No mercado, o número de estruturas com problemas de vibrações excessivas vem crescendo, a exemplo de torres de transmissão. Os principais mercados são as indústrias da construção civil, mecânica de máquinas e equipamentos pesados, telecomunicações, transmissão de energia elétrica e exploração e refino do petróleo.
Já a Kognitus é uma empresa que surgiu do trabalho de um grupo de pesquisadores do Instituto de Matemática da UFRJ, que contou com apoio técnico e financeiro do DETRAN. Os pesquisadores desenvolveram soluções avançadas em processamento e reconhecimento de padrões em imagens digitais, que podem atuar em áreas estratégicas como medicina, biometria, indústria, segurança e monitoramento de tráfego. Os primeiros produtos da empresa serão na linha de OCR (Optical Character Recognition) para reconhecimento de placas de veículos, com fins de segurança (identificação de placas de carros roubados, por exemplo, ou controle em estacionamentos), identificação e controle (veículos com restrições como IPVA e multas em atraso).