Internacionalização que gera oportunidades: Coppe recebe alunos da Universidade de Tsinghua
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 14/08/2025

A Coppe/UFRJ iniciou a semana fortalecendo seus laços internacionais e ampliando oportunidades para seus estudantes, com a visita de um grupo da Universidade de Tsinghua — principal instituição chinesa de engenharia e parceira estratégica da Coppe no Centro China-Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para a Energia.
Liderados pelo professor Wenkai Liang, dez doutorandos e cinco graduandos foram recebidos pelo diretor de Assuntos Acadêmicos, professor Jean-David Caprace, e pela secretária-executiva do Centro China-Brasil, Rejane Rocha. A comitiva conheceu as competências científicas, a interdisciplinaridade e o alcance internacional das pesquisas da Coppe, além de visitar dois laboratórios de referência: o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia (Lafae) e o Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (Lead).
A cooperação entre Coppe e Tsinghua, iniciada em 2008, oferece a alunos e professores das duas instituições oportunidades de intercâmbio acadêmico, desenvolvimento conjunto de projetos e acesso a redes globais de pesquisa. “Nosso trabalho conjunto mapeia pontos de conexão que geram benefícios para ambos os lados”, explicou Rejane Rocha.

Para o professor Wenkai Liang, a visita foi também uma chance de vivenciar a cultura brasileira e aprofundar a amizade entre China e Brasil, em um momento de intensificação da cooperação entre os países. Ele ressaltou o interesse em conhecer de perto as conquistas e as tendências de desenvolvimento em energia de baixo carbono e sustentabilidade no Brasil — um país com abundância de recursos renováveis.
Ao receber e interagir com instituições líderes mundiais, a Coppe não apenas reafirma seu protagonismo acadêmico global, mas também amplia o horizonte de seus alunos, que encontram cada vez mais portas abertas para experiências, conexões e desafios internacionais.
- Centro China-Brasil
- Cooperação Acadêmica
- Internacionalização
- Tsinghua
