Jim Kurose defende aprendizado ativo e equidade digital na Aula Inaugural da Coppe
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Data: 06/05/2021
A Coppe/UFRJ promoveu nesta quarta-feira, 5 de maio, sua cerimônia conjunta de Recepção aos Novos Alunos e Aula Inaugural 2021. Durante a aula, o professor Jim Kurose, da Universidade de Massachusets Amherst, refletiu sobre como será a Educação quando, finalmente, a pandemia causada pelo novo coronavírus tiver fim. Kurose acredita que algumas mudanças na forma de ensinar e de aprender vieram para ficar, e que o maior desafio será garantir a equidade digital, um acesso justo e igualitário ao conhecimento.
Jim Kurose questionou a si mesmo (e as centenas de pessoas que assistiram a aula) como será a Educação quando a pandemia acabar, se as universidades voltariam a um modelo 100% presencial ou se o ensino remoto chegou para ficar. O professor da Universidade de Massachusets Amherst disse não acreditar que o mundo voltará à rotina anterior de negócios, tampouco a um modelo de ensino 100% presencial.
“O que a ênfase crescente em aprendizado online significará?” Segundo Kurose, uma nova pedagogia, mudança de ensino expositivo para aprendizado ativo (active learning), com mais interação. “Você verá mais disso em salas presenciais e também online. Professores não serão completamente mudados nem descartados, mas não apenas empurrarão material. Em dez anos, os livros usados nas aulas serão muito diferentes. Como autor de livros didáticos, eu passo muito tempo atualmente gravando vídeos que acompanharão estes livros. Haverá uma maior ênfase em livros interativos, vídeos acompanhando os textos, revisão de questões online, problemas interativos”.
Kurose ponderou que há desafios a serem superados na construção deste novo paradigma educacional. Dentre eles, a criação de um sentimento comunitário entre alunos que não se encontraram fisicamente antes. Para o professor, isso pode ser superado com estabelecimento de projetos em grupo, discussões online, breakout groups, aprendizado baseado em times (team based learning), resolução conjunta de problemas (joint problem solving). Professor Kurose recomendou dois livros para quem quiser saber mais sobre o tema: Disrupting Class: How Disruptive Innovation Will Change the Way the World e The Innovative University, ambos do professor da Harvard Business School, Clayton Christensen.
Segundo Jim Kurose, também é importante derrubar as barreiras entre alunos de dentro e de fora do campus, co-curricular learning, o que acontece fora da sala de aula. “Os alunos do ensino à distância, normalmente, são mais velhos e têm maiores preocupações fora de sala, como trabalho e família. Outro problema é que há muitos locais, seja nos EUA ou no Brasil, onde alunos não conseguem acessar aulas online, ou as acessam com baixa qualidade de conexão para usufruírem de vídeos em alta definição. É preciso pensar em infraestrutura física para garantir equidade digital”, concluiu Kurose, cuja palestra foi mediada pelo diretor-adjunto acadêmico da Coppe, professor Marcello Campos.
Boas vindas aos novos egressos
O diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, deu as boas vindas aos 527 novos alunos da instituição, destacando que a cerimônia transcorria de maneira remota, para atender aos protocolos de biossegurança que a UFRJ e a Coppe seguem para zelar pela saúde e bem-estar do seu corpo social.
“É sempre um momento especial receber novos pesquisadores. A chegada de vocês nos enriquece e fortalece para enfrentar os desafios postos pela sociedade. A Engenharia dialoga com várias áreas do conhecimento e cada vez mais está presente na vida das pessoas. Criada em 1963, pelo professor Coimbra em uma pequena sala no campus da Praia Vermelha, em cinco décadas, a Coppe se tornou a maior instituição de ensino e pesquisa em Engenharia na América Latina”.
“Vocês estão entrando em uma instituição que traz no seu DNA o compromisso com a excelência acadêmica, o desenvolvimento do país e a busca de soluções que tragam benefícios para a sociedade. Esperamos que vocês desfrutem deste ambiente rico, interdisciplinar, em constante interação com a sociedade que é a Coppe”, afirmou o professor Romildo.
Em seguida, a diretora acadêmica da Coppe, professora Lavínia Borges, apresentou os centros da UFRJ, as unidades do Centro de Tecnologia e a Coppe. A professora mostrou o site institucional, destacando a seção Vida Acadêmica. “Nesta seção, há um menu com informações importantes para todos os alunos, principalmente calendário acadêmico, normas e resoluções, CPGP, e metodologia científica. Em breve, o professor Jean-David Caprace (coordenador do Programa de Engenharia Oceânica) irá oferecer um curso sobre escrita científica, o qual recomendamos”.
Professora Lavínia recomendou que os novos egressos se informem sobre as pesquisas realizadas na Coppe e suas ações junto à sociedade, tanto na homepage quanto no Planeta Coppe Notícias. A diretora acadêmica destacou a adesão da Coppe à plataforma Google Education, o curso de ambiente Google Classroom, também oferecido pelo professor Jean David Caprace, e recomendou que os alunos acessem a página específica do site sobre ensino remoto, e que interajam com as secretarias acadêmicas de seus respectivos Programas.
Lavínia informou que desde 5 de julho do ano passado, quando a UFRJ decidiu pelo ensino remoto, 296 disciplinas foram oferecidas pelos 13 programas acadêmicos da Coppe, recebendo 4.200 inscrições no primeiro período e 3.487 no segundo. Em 2020, foram defendidas 166 dissertações de mestrado e 109 teses de doutorado na Coppe, número inferior ao habitual, mas considerado satisfatório pela diretora, em função da excepcionalidade do momento que o mundo atravessa. Ao longo da história, foram defendidas 12.872 dissertações de mestrado e 4.869 teses de doutorado defendidas na instituição.
Acolhe Coppe já realizou mais de duzentos atendimentos
A diretora de Gestão de Pessoas, Vanda Borges, apresentou o Núcleo de Atendimento Psicossocial Acolhe Coppe, criado em julho de 2019, para atender uma antiga demanda do corpo social da instituição, tornada ainda mais premente em função da pandemia. “Os cuidados com a saúde mental sempre estiveram sob o foco de nossa atenção. E o advento da pandemia de Covid-19 agilizou a construção de um espaço para ações psicossocial da atenção psicossocial. Atualmente, ele funciona apenas de maneira online, será presencial tão logo as condições assim permitam”.
De acordo com Vanda, o Núcleo funciona com metodologia dialógica, psicoterapêutica online, que se desenvolve por meio de atendimento individual ou em pequeno grupo, rodas de apoio e oficinas de criação. Após nove meses de criação, o Acolhe Coppe já soma 12 grupos de apoio, 34 rodas de conversa, 245 atendimentos realizados e contará, em breve, com um site, o qual contará com artigos de saúde mental, cursos, serviço social, orientação de serviços afins.
A cerimônia de Recepção aos Novos Alunos e da Aula Inaugural, que foi encerrada pela vice-diretora da Coppe, Suzana Kahn Ribeiro, está disponível no canal da Coppe no YouTube.