Karamjit Gill profere palestra sobre inteligência artificial e os impactos no engajamento democrático

Planeta COPPE / Notícias

Data: 31/10/2018

O professor emérito da Universidade de Brighton (Reino Unido), Karamjit Gill, proferirá palestra na Coppe/UFRJ, segunda-feira, 5 de novembro, sobre  inteligência artificial e os impactos do big data, dos algoritmos e das máquinas no engajamento democrático. Aberto ao público, o evento começará, às 14h30, no auditório da Coppe, sala G-122, Centro de Tecnologia.

O professor Karamjit Gill discutirá como impactam nosso pensamento e ações, afetando, assim, as formas como indivíduos, profissões e instituições fazem julgamentos.

Professor Gill abordará a divergência no mundo acadêmico entre aqueles que acreditam que mais dados e conhecimento, juntamente com o sistema físico cibernético, empurrarão a sociedade para um mundo melhor, e aqueles que estão preocupados com as desvantagens imponderáveis das novas bio-ciber-nano-tecnologias e a biologia sintética.

De uma perspectiva de sociedade mais ampla, no entanto, o futuro da Inteligência Artificial representa um desafio de engajamento democrático, incluindo questões de mediação de agência, prestação de contas (accountability) e representação. Em resposta ao modelo computacional de “cálculo para julgamento” baseado em dados, há um espaço para desenvolver um referencial alternativo centrado no ser humano que englobe o envolvimento humano objetivo e reflexivo para dar sentido ao mundo tecnológico em que vivemos.

Sobre o palestrante

Karamjit S Gill, professor emérito da Universidade de Brighton (Reino Unido) e professor visitante em diversas universidades, no mundo todo, como a University of California in Los Angeles (UCLA) e a Beijing Academy of Soft Technology (China). Ao longo dos anos, dirigiu redes de pesquisa interculturais em Inteligência Artificial indo-européias e nipo-européias, dentre outras.