Ministro de C&T da China visitará a Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 08/08/2012

O ministro da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, Wan Gang, visita a sede da Coppe/UFRJ, nesta quinta-feira, 9 de agosto. Durante a cerimônia será firmado um acordo de cooperação que amplia as atividades do Centro China–Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia, mantido em parceria pela Coppe e a Universidade de Tsinghua. O acordo, que será assinado pelo ministro Wan Gang; pelo professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe e presidente brasileiro do Centro China–Brasil; e pelo reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi, ampliará as áreas de pesquisa do Centro, que passa a contemplar desenvolvimentos tecnológicos voltados para veículos elétricos, energia solar, planejamento energético e energia dos oceanos.

O documento também será assinado pelo diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, Segen Estefen, diretor do Centro China–Brasil pelo lado brasileiro; e pelos professores da Universidade de Tsinghua, He JianKun e Liu Dehua, respectivamente, presidente e diretor do Centro pela China.

O ministro Wan Gang e sua comitiva conhecerão a nova versão do ônibus a hidrogênio da Coppe, o H2+2

A cerimônia começa às 15 horas, na Sala Anexa ao Auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Cidade Universitária. Em seguida, às 15h45, o ministro Wan Gang (acima) e sua comitiva embarcam no H2+2, a nova versão do Ônibus a Hidrogênio da Coppe lançada na Rio+20, e visitam a Planta Piloto de Biodiesel do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, e os laboratórios de Tecnologia Oceânica (LabOceano) e de Aplicações de Supercondutores (Lasup). Veja a programação completa abaixo.

O trem de levitação, MagLev Cobra, será um dos projetos que o ministro chinês irá conhecer

Criado em janeiro de 2009, o Centro China–Brasil é fruto de uma parceria da Coppe com a universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa da área de tecnologia, com sede em Pequim, e inclui projetos em colaboração com outras instituições de ensino superior chinesas. O Centro tem como objetivo conciliar produção de energia e preservação dos recursos naturais. Desde a sua implantação, pesquisadores brasileiros e chineses vêm desenvolvendo projetos nas áreas de mudança climática; biocombustíveis; energia eólica; captura e armazenamento de carbono e produção de óleo e gás em águas profundas. A Coppe e a Universidade de Tsinghua mantêm intercâmbio de alunos e pesquisadores que atuam nas áreas contempladas pela parceria.

Saiba mais sobre o Centro China–Brasil

Coppe e Universidade de Tsinghua inauguram Centro Brasil–China

Programação da Visita:

15h00: pronunciamento do professor Luiz Pinguelli Rosa (Coppe)

15h10: pronunciamento do professor Carlos Levi (reitor da UFRJ)

15h20: pronunciamento do professor He JianKun (Universidade de Tsinghua)

15h25: pronunciamento do ministro Wan Gang (China)

15h30: pronunciamento do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil)

15h35: assinatura do acordo de cooperação

15h45: embarque no Ônibus a Hidrogênio / visita a laboratórios