Ministro Marco Antonio Raupp profere aula inaugural da Coppe

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 14/03/2012

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, proferirá a aula inaugural da Coppe/UFRJ, dia 16 de março, às 10 horas, sobre o tema “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do Brasil”. A conferência será no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, no CT2, Cidade Universitária.

Após a aula inaugural, o ministro, que tem se empenhado na integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo, embarcará no Ônibus a Hidrogênio da Coppe para uma visita ao Parque Tecnológico. No local participará da cerimônia de entrega das chaves de seis novas pequenas empresas: Aquamet, Ambidados, Ambipetro, Inovax, Virtualy e Maemfe. Quatro delas são provenientes da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, sendo três spin-off de laboratórios da Coppe. As novas empresas conviverão com os laboratórios da Coppe e de outras unidades da UFRJ e com os centros de pesquisas da Petrobras e de grandes empresas nacionais e internacionais.

A programação do ministro na Coppe iniciará, às 8h30, com um café da manhã, do qual participarão o reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi; o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; o vice-diretor, Aquilino Senra; o diretor Acadêmico, Edson Watanabe; o diretor de Tecnologia e Inovação, Segen Estefen; e o diretor de Planejamento e Administração, Guilherme Travassos; o diretor do Parque Tecnológico, Maurício Guedes; e representantes de empresas instaladas no Parque Tecnológico da UFRJ.

As novas empresas instaladas no Parque Tecnológico

Aquamet – A Aquamet é uma empresa residente na Incubadora de Empresas da Coppe desde outubro de 2007. Atua no desenvolvimento de serviços e produtos para área de meteorologia, entre eles o cálculo de garantia física para aproveitamento energia eólica, qualidade do ar, dispersão de óleo do mar, planejamento e operação de usinas hidrelétricas, comercialização de energia e monitoramento ambiental operacional. Alguns de seus produtos surgiram a partir de pesquisas do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe.

Ambidados – A Ambidados foi criada em 2007, a partir de um spin-off do Laboratório de Instrumentação Oceânica da Coppe. Instalada na Incubadora de Empresas, atua nos setores offshore, onshore e inshore. A Ambidados oferece serviços e produtos para a indústria de petróleo e gás, com foco no monitoramento ambiental. Em 2010, a empresa ganhou o prêmio Rio Export na categoria revelação pequena empresa. Neste ano, as exportações da Ambidados somaram US$580 mil.

Inovax – A Inovax desenvolve soluções em telecomunicações para uso profissional de alta performance, com ênfase especial no segmento de mesas de operações financeiras e centros de decisão. A empresa atua no mercado de Engenharia Eletrônica, Telecomunicação e TI desde 1989, desenvolvendo produtos ou soluções on-demand. No inicio de 2007, a Inovax instalou seu núcleo de pesquisa e desenvolvimento na Incubadora de Empresas da Coppe.

Virtualy – Residente na Incubadora da Coppe desde 2009 a Virtulay é um spin-off do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe. A empresa é especializada no desenvolvimento de diversos simuladores – de aviões a guindastes. Seus produtos são os primeiros simuladores desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional.

Ambipetro – Criada em 2003 pelos fundadores da OceanSat, empresa graduada na Incubadora de Empresas da Coppe que foi vendida, a Ambipetro é especializada em prover soluções para os setores de energia e meio ambiente. Seus produtos e serviços são focados em medições meteo-oceanográficas realizadas através de satélites, sensores e radares. A Petrobras é um dos principais clientes.

Maemfe – Empresa metalúrgica com 26 anos de experiência na transformação de materiais em produtos. Fundada por um ex-aluno da Coppe, a Maemfe é desenvolvedora e fornecedora de peças para os mais variados setores, inclusive empresas inovadoras. O centro no Parque estará focado apenas em P&D, deixando as atividades industriais para outros centros. Já existem parcerias firmadas entre a empresa e setores da UFRJ.

Programação

8h30 – Café da manhã com o reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, representantes de empresas do Parque Tecnológico, diretores da Coppe e do Parque. Local: Sala do Conselho de Coordenação da Coppe – Av. Moniz de Aragão, s/nº – Prédio do CGTEC – CT 2 – Cidade Universitária

10h – Ministro Marco Antonio Raupp profere aula inaugural da Coppe sobre o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil”. Local: Auditório da Coppe – Av. Moniz de Aragão, s/nº – Prédio do CGTEC – CT 2 – Cidade Universitária

11h10 – O ministro embarca no Ônibus a Hidrogênio da Coppe para visita ao Parque Tecnológico, onde participará da entrega das chaves a seis novas empresas. Local: Parque Tecnológico da UFRJ